Destaque

REGIONAL. Mesmo com projeto defasado, o Governo do Estado solicitou “Licença de Operação” do Hospital

 Estado afirma que o empreendimento terá que passar por readequações devido ao projeto ser antigo. Mas, ao mesmo tempo, busca o Licenciamento Ambiental do Hospital. Há quem afirme que o processo não tem lógica, e tudo teria que começar novamente, na Fepam

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site

A construção do Hospital Regional teve início em 2010 e foi concluída em setembro do ano passado. A abertura segue sem data definida e o empreendimento terá que passar por uma reforma devido ao projeto ser antigo. Todavia, a defasagem não impediu o governo do Estado de buscar a Licença de Operação junto à Fepam, última etapa do processo de Licenciamento Ambiental.

Conforme divulgado pelo site na manhã dessa segunda (CLIQUE AQUI  para ler), um dos itens que estão pendentes para a abertura do hospital é a regularização do Licenciamento Ambiental. O projeto tramita na Fepam através do processo nº 005781-0567/16-8.

No site do órgão, consta que a entrada do pedido de Licença de Operação ocorreu em 26 de agosto do ano passado, um mês antes da entrega da obra pela construtora Portonovo. Hoje, o processo está aguardando análise na Gerência Regional Centro da Fepam (Gercen), em Santa Maria.

De acordo com fonte da Fepam ouvida pelo site e que prefere não se identificar, não há lógica em pedir o Licenciamento Ambiental de um projeto considerado antigo.

“Tem que indeferir a Licença Ambiental, pois o projeto está defasado”, argumenta.

O governo do Estado afirma que algumas estruturas precisam ser readequadas para que as atividades possam ser iniciadas, enquanto outras podem ser postergadas de acordo com a proposta de faseamento a ser definida para início da operação.

Também é necessário compatibilizar as instalações de incêndios executadas com o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios aprovado em 24 de agosto de 2016, e resultante de alteração da legislação através da Lei Complementar nº 14.367/2013.

Confira as três etapas para o Licenciamento Ambiental:

Licença Prévia (LP): Licença que deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, não autorizando o início das obras.

Licença Instalação (LI): Licença que aprova os projetos. É a licença que autoriza o início da obra/empreendimento. É concedida depois de atendidas as condições da Licença Prévia.

Licença de Operação (LO): Licença que autoriza o início do funcionamento do empreendimento/obra. É concedida depois de atendidas as condições da Licença de Instalação.

Observação: A solicitação de qualquer uma das licenças deve estar de acordo com a fase em que se encontra a atividade/empreendimento: concepção, obra, operação ou ampliação, mesmo que não tenha obtido anteriormente a Licença prevista em Lei.

Fonte: Fepam/RS

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo