SAÚDE. Ainda há 30 mil vacinas disponíveis contra a gripe, aos grupos prioritários. Campanha acaba sexta
Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Quem ainda não se vacinou, tem até esta sexta-feira (26) para procurar uma Unidade de Saúde do Município e garantir a imunização contra a gripe. A Campanha Nacional da Vacinação encerra na sexta-feira e ainda não há informações se o período para a aplicação da dose será prorrogado.
Conforme a enfermeira Ana Motta, responsável pelo setor de Imunizações da Prefeitura, a cidade apresenta uma baixa procura pelas vacinas até agora. O Município recebeu os sete lotes da vacina que estavam previstos, o que contabiliza cerca de 105 mil doses, que são destinadas para os grupos que se encaixam nos critérios.
Segundo Ana, até a última quinta-feira (18), quando o último levantamento de doses aplicadas no Município foi realizado, 74.043 pessoas haviam recebido a vacina na cidade. Desses, 51.098 são dos grupos dos profissionais da saúde, dos indígenas, das crianças de seis meses até cinco anos, das gestantes, das puérperas e dos idosos, grupos que têm meta específica a ser atingida. Além desses, outros 3.416 são professores, pessoas privadas de liberdade e funcionários de casas prisionais, e 19.529 são doentes crônicos. Essas quatro últimas categorias não têm uma meta específica a ser cumprida, mas também são contempladas na campanha.
“Infelizmente, a procura ainda está muito baixa na cidade. Por mais que não tenhamos nenhum caso registrado de gripe no Município, nem tenha havido ainda uma grande onda de frio, pedimos que as pessoas procurem as Unidades de Saúde e façam a vacina até a sexta-feira. É algo muito importante, os grupos precisam garantir a imunização”, reforça a enfermeira Ana Motta.
Até esta terça-feira (23), não havia nenhum posicionamento oficial do Governo do Estado de que a campanha será prorrogada. Conforme a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Estadual da Saúde, qualquer informação referente à prorrogação ou não do período só deve ser anunciada próximo à sexta-feira (26).
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.