PolíticaSaúde

SAÚDE. Ministério fora das definições sobre gestão do Regional, diz Valdeci Oliveira, que esteve em Brasília

Valdeci Oliveira (D) teve audiência com o secretário executivo do Ministério, Antonio Nardi, que disse nada saber sobre o Hospital Regional

Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) foi a Brasília em busca de informações que indicassem algum rumo para o início do funcionamento do Hospital Regional de Santa Maria. Após uma reunião no Ministério da Saúde, no final da tarde de terça (2), ele volta ao Rio Grande do Sul angustiado com o que ouviu.

“Deixei a reunião muito mais preocupado do que quando entrei”, confirmou o deputado.

Valdeci foi recebido na capital federal pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, o número dois na hierarquia da pasta. O secretário foi taxativo ao afirmar que o Ministério de Saúde não está envolvido na definição da gestão do Regional. “O Ministério da Saúde não banca a gestão do Regional. Esse tema é de exclusiva definição do Estado e do município”, assegurou.

Questionado por Valdeci a respeito dos recursos para compra de equipamentos, ele também não foi otimista. “No momento, não dispomos de informações sobre isso (equipamentos). Posso fazer um levantamento para verificar se há emendas parlamentares destinadas para esse fim”.

Em tom crítico, o secretário ainda lamentou que se tenha construído o hospital antes de haver um plano diretor operativo e um cronograma de funcionamento. “Depois que o hospital abrir as portas, não fecha mais. E o custeio mensal é de aproximadamente R$ 5 milhões”, acrescentou.

Valdeci disse a Nardi que estava surpreso com o fato do Ministério da Saúde não estar envolvido nas negociações sobre a gestão do Regional. Ele lembrou que em declarações à imprensa, feitas no final do ano passado, representantes do governo do Estado sempre incluíram o órgão federal como um dos “atores principais”  nesse processo. “Esse retorno negativo que recebi em Brasília dá mais importância ainda ao pedido de informações que encaminhei ao governador Sartori, o qual tem de ser respondido nesse mês. Ao que parece o tema do Regional caiu no limbo. O Ministério da Saúde, que era apontado como um dos fiadores da gestão do Regional, deixou bem claro que isso não é da sua competência. E o Estado mantém um silêncio constrangedor e inexplicável diante de um tema de tamanha relevância”, destacou.

COMITIVA – Por meio da assessoria do seu mandato, Valdeci já fez um pedido à Secretaria Estadual da Saúde para que o titular da pasta, João Gabbardo, receba uma comitiva de autoridades e lideranças santa-marienses para tratar do tema do Hospital Regional. A comitiva será integrada por vereadores, empresários e representantes da Prefeitura. “Esperamos que o secretário seja sensível e abra a sua agenda, nos próximos dias, para Santa Maria e a Região Centro”, cobrou Valdeci.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo