PrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. Sábado é o “Dia D” de Vacinação Contra a Gripe. Em Santa Maria, já são 42,9 mil os imunizados

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Unidades de Saúde de Santa Maria abrem no sábado para o Dia D

Quem não consegue um horário livre durante a semana para receber a vacina contra a Influenza terá uma chance extra no próximo sábado, 13 de maio. Isso porque a data é destinada ao “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Até esta quinta-feira, mais de 42 mil já foram imunizadas na cidade (leia mais abaixo).

No sábado, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) de Santa Maria estarão abertas para garantir que as pessoas que integram os grupos prioritários tenham a chance de se imunizar. Para dar acesso ao público, as Unidades de Saúde abrem das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

Além disso, a população poderá contar também com dois locais extras para vacinação: na Unidade Móvel, que estará na Praça Saldanha Marinho, também das 8h às 18h, e no Monet Plaza Shopping, onde haverá um ponto volante disponibilizando vacinas das 10h às 18h. Nesses locais, somente serão vacinadas crianças a partir de nove anos de idade e adultos.
Conforme a enfermeira Ana Motta, responsável pelo setor de Imunizações da Prefeitura, a expectativa é aumentar o número total de pessoas imunizadas durante o sábado. A Campanha de Vacinação termina no dia 26 de maio, e como faltam apenas duas semanas para encerrar o período, a orientação da enfermeira é que as pessoas aproveitem o sábado para garantir a dose da vacina, que protege contra a Influenza A (H1N1 e H3N2) e a Influenza B (Subtipo Brisbane). Segundo a enfermeira, após aplicada a dose, a vacina leva em torno de dez dias para fazer o efeito.

“Pedimos às pessoas que não podem ir durante a semana nos postos, aproveitem o sábado e não percam essa oportunidade. Nunca tivemos uma campanha tão extensa, então, pedimos que as pessoas não deixem para a última hora”, reforça a enfermeira.

BALANÇO

Conforme o último levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Prefeitura de Santa Maria, 42.967 pessoas foram imunizadas no Município até esta quinta-feira (11).

Segundo o balanço, o grupo dos idosos lidera o total de vacinados na cidade. Até esta quinta-feira, 25.352 pessoas já receberam a dose da vacina. Do restante, os trabalhadores da área da Saúde são os que tem o maior total de vacinados, com 10.733 profissionais imunizados.

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos

Meta: 14.147

Vacinados: 5.094 (36,01%)

Trabalhadores da saúde

Meta: 14.471

Vacinados: 10.733 (74,17%)

Gestantes

Meta: 2.555

Vacinados: 1.351 (52,88%)

Puérperas

Meta: 420

Vacinados: 342 (81,43%)

Índios

Meta: 178

Vacinados: 95 (53,37%)

Idosos

Meta: 36.292

Vacinados: 25.352 (69,86 %)

Total de vacinados: 42.967

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo