PrefeituraSaúde

SAÚDE. “Sorria Santa Maria” atende 30 pacientes neste sábado do programa “Fila Zero da Odontologia”

Usuários receberam, neste sábado, orientações de higiene oral, realizaram avaliação e passaram pelo atendimento odontológico

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Política de Saúde Bucal, deu continuidade, neste sábado (13), ao projeto “Sorria Santa Maria”, o Fila Zero da Odonto. Com o objetivo de zerar a demanda por tratamento odontológico no Município, servidores e residentes da área da Saúde realizaram atendimentos à comunidade no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros.

Essa foi a segunda edição do projeto, que iniciou em 08 de abril. Conforme a coordenadora da Política de Saúde Bucal de Santa Maria, Patrícia Campagnol, das 40 consultas que haviam sido agendadas para este sábado, 30 foram realizadas. Desse total, 21 foram de pessoas que já haviam iniciado o tratamento na primeira edição do projeto e 9 foram novos atendimentos.

De acordo com Patrícia, cerca de 15 profissionais, entre servidores do Município, acadêmicos da Odontologia da UFSM e da Unifra e residentes dos cursos de Fonoaudiologia, Farmácia, Enfermagem e Nutrição trabalharam no mutirão deste sábado. Durante o horário disponibilizado para atendimento, foram realizadas 10 raspagens de tártaro; 17 restaurações de dentes permanentes; uma exodontia (extração); cinco aplicações de flúor; quatro exames radiográficos; 30 escovações; orientações de higiene oral, entre outros procedimentos.

Conforme a coordenadora, o Sorria Santa Maria é realizado sempre aos sábado, para oportunizar que a comunidade que não consegue acessar o serviço odontológico durante a semana na Rede Municipal tenha essa oportunidade. Além disso, a intenção é que todo o tratamento necessário seja realizado durante as edições do projeto. Entre a primeira e esta segunda edição, cinco tratamentos já foram concluídos.

“Estamos muito felizes com o projeto, pois estamos conseguindo concluir o tratamento dos usuários e deixando todos em dia. O que nos motiva é que as pessoas estão aprovando a iniciativa e comparecendo nas consultas”, comemora Patrícia.

PREFEITO ACOMPANHA AS CONSULTAS

O prefeito e secretário de Saúde, Jorge Pozzobom, acompanhado da secretária adjunta da pasta, Liliane Mello Duarte, e de outros integrantes da Secretaria de Saúde do Município, esteve no Centro de Especialidades acompanhando as consultas odontológicas. Na oportunidade, Pozzobom visitou as salas de atendimento, e aproveitou o momento para conversar com os profissionais, agradecendo à equipe pela realização do projeto.

“Eu preciso fazer um agradecimento especial a vocês, que de maneira voluntária e com muito entusiasmo fazem o Fila Zero da Odonto acontecer. Tenho certeza que ate o final do ano vamos conseguir atender todas as pessoas que estão na fila esperando por esses atendimentos”, destacou o prefeito aos profissionais.

PÚBLICO-ALVO

O projeto “Sorria Santa Maria” é destinado, neste primeiro momento, aos usuários que já estão esperando por atendimento odontológico, ou seja, aqueles pacientes que após uma consulta em uma Unidade de Saúde, foram encaminhados pelo médico para tratamento. A iniciativa também comtempla as gestantes atendidas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família. Nesse caso, a intenção é que as pacientes realizem os exames de pré-natal odontológico, para evitar problemas de saúde bucal.

“Eu não sabia que existia o pré-natal odontológico e fiquei muito feliz em poder vir realizar a consulta”, contou a auxiliar contábil Larissa Gonçalves Cardoso, que está no terceiro mês de gestação e faz acompanhamento da gravidez na Unidade de Saúde Joy Bets.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo