Os bancões. Compra do Unibanco pelo Itaú apressa negócios do BB, que quer voltar à dianteira
Na disputa entre os bancões, ao que tudo indica esta semana será particularmente ilustrativa. Faz exatos sete dias que o Itaú e o Unibanco anunciaram sua fusão (na verdade, a absorção do segundo pelo primeiro) e a formação do maior conglomerado bancário da parte sul do planeta. Um hiperbanco, o bancão dos bancões.
Obviamente, num mundo em que ter escala é fundamental para a liderança, o negocião provocou tremores aqui, ali e acolá. No lado privado da banca, Bradesco e Santander, os outros dois gigantes em solo brasileiro tratam de descobrir um jeito de melhorar suas posições, investindo em bancos nanicos.
Já no lado público, a porca torceu o rabo. Afinal, o Banco do Brasil, com a dupla Itaú-Unibanco formada ficou para trás. E agora corre atrás do prejuízo. E vai atrás de instituições fortes, consolidadas, lucrativas e atraentes sob todos os aspectos.
A reação, com os primeiros negócios formalizados, devem ser dados a público já agora, segundo informam Adriana Fernandes, Silvia Araujo e Ricardo Grinbaum, em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Acompanhe:
Banco do Brasil negocia compra de três bancos
O Banco do Brasil reagiu com pressa à perda da liderança entre os maiores bancos brasileiros. Uma semana depois do anúncio da união entre o Itaú e o Unibanco, o BB prepara uma nova rodada de compras. Segundo pessoas ligadas ao banco, a instituição está perto de fechar três aquisições: a Nossa Caixa, pouco menos da metade do capital do banco Votorantim e o modesto Banco do Estado do Piauí (BEP).
O anúncio das aquisições poderá ser feito durante a reunião do Conselho de Administração do Banco do Brasil, marcada para segunda-feira, em Brasília. Oficialmente, o BB informa apenas que na reunião do Conselho serão analisados os dados do balanço do terceiro trimestre, que será divulgado ao mercado na quinta-feira.
Se as aquisições forem confirmadas, o BB não vai recuperar a liderança perdida para o Itaú-Unibanco, mas vai se aproximar do novo líder. Segundo pessoas ligadas ao BB, o banco não vai se dar por satisfeito. Já está olhando bancos estaduais, como o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul), e bancos privados pequenos e médios…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem Banco do Brasil negocia compra de três bancos, de Adriana Fernandes, Silvia Araujo e Ricardo Grinbaum, nO Estado de S. Paulo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.