EconomiaSanta MariaTrabalho

TRABALHO. Cidade gera menos empregos formais em abril. Porém, o saldo parcial do ano continua positivo

Por MAIQUEL ROSAURO (com imagem de Reprodução), da Equipe do Site

Abril não foi um mês fácil para quem procurava se colocar no mercado de trabalho em Santa Maria. No saldo geral, apenas 58 contratações formais foram efetivadas. O número é inferior ao do mesmo período do ano passado, que registrou 309 novos postos de trabalho.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, Santa Maria apresenta um saldo positivo de 433 empregos gerados nos primeiros quatro meses do ano: janeiro (-6), fevereiro (+156), março (+225) e abril (+58). O acumulado supera o mesmo período de 2016, com 118 vagas criadas: janeiro (-228), fevereiro (+143), março (-106) e abril (+309).

No Rio Grande do Sul, de janeiro a abril deste ano o saldo é positivo, com 20.928 vagas criadas. Em nível nacional, há queda de -9.020. No mesmo período do ano passado, o Estado apresentava crescimento de 10.753 vagas, enquanto que o país amargava saldo -385.896 postos de trabalho.

Nos quatro primeiros meses do ano, as profissões que registraram maior saldo de desligamentos em Santa Maria são: trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas (-76), assistente administrativo (-43), pedreiro (-33), motorista de ônibus rodoviário (-28) e escriturário de banco (-21).

Por outro lado, o principal saldo positivo entre janeiro e abril no município foi de: auxiliar de escritório (+135), alimentador de linha de produção (+64), faxineiro (+58), servente de obras (+57) e embalador a mão (+40).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo