TRABALHO. Maior sindicato gaúcho irá às urnas em junho. Dúvida: quantos vão disputar direção do CPERS

TRABALHO. Maior sindicato gaúcho irá às urnas em junho. Dúvida: quantos vão disputar direção do CPERS - maiquel-cpersPor MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Equipe do Site

O maior sindicato do Rio Grande do Sul e segundo maior do Brasil prepara-se para entrar em período eleitoral. Nesta quinta-feira (18) terá início o processo de inscrições de chapas para concorrer à direção Central do CPERS/Sindicato e à direção dos 42 Núcleos da entidade. A eleição irá ocorrer nos dias 27 e 28 de junho. O mandato é de três anos (2017-2020).

O CPERS, tradicionalmente, não costuma dar sossego aos governadores gaúchos, realizando sempre grande mobilização por todo o Estado. Hoje, a entidade conta com 82.923 sócios e possui uma arrecadação mensal de quase R$ 2 milhões apenas com a taxa sindical.

Em 2014, quatro chapas concorreram ao pleito que elegeu a então candidata de oposição, Helenir Schürer. À época, também disputaram Neida de Oliveira, Katiana Pinto dos Santos e Rejane de Oliveira, que ocupava o cargo de presidente há seis anos e buscava sua terceira gestão à frente da entidade.

Hoje, ninguém arrisca dizer quantas chapas irão se inscrever. Nos bastidores, já rolou até ultimato buscando a unificação das chapas de oposição.

A campanha deve iniciar já na quinta, a partir das inscrições das chapas. A tendência é de que o pleito seja semelhante ao de 2014, com discussões acaloradas. Caso nenhuma chapa ultrapasse o percentual de 35% dos votos válidos, será realizada nova eleição em segundo turno.

Confira as datas do pleito:

Inscrições das chapas:

De 18 de maio a 29 de maio

– Para diretoria Central: Na sede do CPERS, em POA, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h

– Para diretoria dos Núcleos: Nas sedes dos Núcleos

Divulgação das chapas inscritas: 29 de maio, a partir das 17h

Pedidos de impugnações: até 31 de maio

Homologação das inscrições: 1º de junho

Eleições: 27 e 28 de junho, das 8h às 22h



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *