Arquivo

Emprego recorde. Já se viu que a crise não é marola. Mas o bicho pode não ser tão feio assim

A crise ianque atingiu em cheio os países desenvolvidos, a começar por seu nascedouro, a América do Norte, e com reflexos fortíssimos na Europa, e também os subdesenvolvidos menos equipados. Mas, definitivamente, e apesar da discursama, não parece ser o caso brasileiro.

 

Aqui haverá problemas, sobretudo neste ano. Ainda assim, é indiscutível que a situação não é nem será tão penosa. Um fato: em 2008, o emprego formal atingiu o seu maior nível em seis anos. E, mesmo com uma queda agora, o bicho não deve ser tão feio quanto o pintam.

 

A propósito dos números do desemprego, e a sua redução, acompanhe reportagem de Thais Leitão, distribuída pela Agência Brasil, e que trata de pesquisa a respeito, feita tradicionalmente pelo IBGE. Acompanhe:

“Desemprego em 2008 é o menor em seis anos

O nível de desemprego nas seis maiores regiões metropolitanas do país fechou 2008 em 7,9%, depois de alcançar 9,3% em 2007. O resultado é o menor já registrado desde 2002, quando começou a série histórica. Em dezembro, a taxa de desemprego foi de 6,8%. Na comparação com novembro (7,6%), houve queda de 0,8 ponto percentual, e de 0,6 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano anterior (7,4%). O resultado observado em dezembro também foi o menor para o mês, desde o início da série histórica.

O número de pessoas desocupadas no mês, 1,6 milhão, recuou 11% em relação a novembro, e 6,3% na comparação com dezembro de 2007. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Emprego, divulgada hoje (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra ainda que o rendimento médio dos trabalhadores, de R$ 1.284,90, aumentou 0,5% quando comparada ao mês de novembro e 3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em dezembro, os setores que mais contrataram, na comparação com o mesmo mês de 2007, foram educação, saúde, serviços sociais, administração pública, defesa e seguridade social (7,3%); serviços prestados a empresas, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira (7,3%); e construção (6,5%).

A Pesquisa Mensal de Emprego é feita em Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui outras informações produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo