PrefeituraTransporteUFSM

CIDADE. Debate sobre soluções para o trânsito reúne Prefeitura e docentes do Centro de Tecnologia/UFSM

Professores (D) apresentaram o Sistema de Gerência de Pavimento. Projeto vai ao encontro das propostas desenvolvidas pela Prefeitura

Por MAURÍCIO ARAÚJO (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

É de conhecimento da Prefeitura Municipal que a malha viária de Santa Maria está comprometida devido à falta de investimentos, nos últimos anos, em tecnologias modernas que assegurem sua manutenção. Mas a Administração Municipal não irá se omitir a esta demanda e, para isso, já trabalha intensamente para realizar as melhorias necessárias para recuperar as condições das vias do Município. Com este objetivo, nesta quinta-feira (01), o prefeito Jorge Pozzobom recebeu integrantes do Departamento de Transportes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O chefe do Executivo, acompanhado do coordenador executivo do Gabinete de Governança, Carlos Pippi Brisola, e do presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Vilson Serro, recebeu os professores Deividi Pereira e Luciano Specht. Na oportunidade, participou também o engenheiro Paulo Rosa, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que irá trabalhar junto à Prefeitura para apontar as demandas necessárias no Município.

Os docentes apresentaram o Sistema de Gerência de Pavimento, uma ferramenta inteligente capaz de informar quais as principais prioridades da malha viária, informando quais vias devem receber prioridades na recuperação.

“Em um ambiente com restrições financeiras, a escolha de prioridades é fundamental para a economia e eficiência. É uma técnica em que os investimentos retornam em produtividade, com maior benefício aos usuários. Também gera menos desgastes nos pavimentos, pois são conhecidas quais as necessidades pelo sistema”, explicou Pereira.

Os professores, que também integram o Grupos de Estudos e Pesquisa em Pavimento e Segurança Viária da universidade, explicaram passo a passo de como a ferramenta pode ser utilizada pela Prefeitura, a fim de melhorar a qualidade das ruas e avenidas do Município. A proposta foi bem recebida pelo prefeito e secretários de governo, que indicaram que o projeto vai ao encontro do plano geral da nova Administração Municipal – coordenado por Paulo Rosa – no que se refere às intervenções imediatas em vias urbanas e rurais, com melhorias em pontes e estruturas, entre outros pontos.

“Esse sistema converge com nosso plano de melhorias. Estamos trabalhando para fazer um levantamento das necessidades da malha viária do Município, tanto das ruas urbanas como das estradas do interior. A ferramenta atende uma parte de nossas necessidades e complementa o plano geral de recuperação das vias de Santa Maria”, argumentou o prefeito.

Na oportunidade, o chefe do Executivo indicou que fará um Termo de Cooperação com a UFSM, intencionando a vontade do governo em estreitar os laços para fortalecer ações que busquem o desenvolvimento e fortalecimento do Município nesta área. Ficou definido que, nas próximas reuniões, serão apresentados estudos mais detalhados, com o objetivo de ampliar os serviços viários voltados à engenharia, tecnologia e informação.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo