Destaque

CIDADE. Secretaria de Mobilidade Urbana programa série de ações de sinalização entre segunda e quarta

Rua Dr. Turi é uma das vias centrais que terá intervenção da Prefeitura: vai receber sinalização para áreas de embarque e desembarque

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO VILNEI (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Na próxima segunda-feira (12), a Secretaria de Município de Mobilidade Urbana (SMU) inicia um cronograma de serviços em diferentes vias de Santa Maria. As intervenções visam a melhoria do fluxo em ruas centrais, também incluindo questões referentes à estacionamentos regulamentados e qualificação da sinalização viária. Para isso, equipes da Superintendência de Mobilidade Urbana estarão atuando até a próxima quarta-feira (14), em ruas de tráfego intenso, o que requer atenção de pedestres, motoristas e usuários do transporte coletivo.

De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Marcelo Rossés, as ações programadas terão impacto mínimo no fluxo de veículos e não implicarão em interrupção do trânsito.

“São intervenções necessárias para qualificar a sinalização, tanto nos estacionamentos regulamentados, quanto nas vias onde o fluxo é prejudicado por apresentarem pontos de conflito entre carros e ônibus, por exemplo”.

De acordo com a secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, a ação mais pontual do cronograma será realizada na segunda e terça-feira, nas ruas José Bonifácio e Pinheiro Machado.

“Precisamos intervir neste ponto da cidade onde está localizado o Hospital de Caridade, diversas clínicas e farmácias. Muitas pessoas embarcam e desembarcam ali, algumas com dificuldade de locomoção ou em tratamento médico, também há fluxo de ambulâncias. São pessoas fragilizadas, em geral, que necessitam de mais tranquilidade para realizarem suas atividades naquela região”, explica.

De acordo com a pasta, o cronograma será executado em condições de tempo seco, sem chuva. Confira abaixo as ações a serem realizadas.

SEGUNDA-FEIRA (12/06):

– Sinalização dos pontos de ônibus nas Ruas Coronel Niederauer, Doutor Bozano, Venâncio Aires, Andradas e Silva Jardim, com o objetivo de qualificar a sinalização vertical em pontos de parada do transporte coletivo.

– Sinalização de área embarque e desembarque, transporte escolar e transporte coletivo na Rua Dr. Turi, próximo ao Colégio Metodista Centenário. Esta ação será realizada para oferecer segurança aos pais que deixam crianças na instituição de ensino e também aos motoristas do transporte escolar que atuam naquela área.

– Sinalização do estacionamento regulamentado nas Ruas Pinheiro Machado e José Bonifácio. Neste local serão qualificadas as sinalizações de trânsito destinadas ao embarque e desembarque de passageiros, vagas de idosos e deficientes físicos, carga e descarga, vagas com tempo de tolerância máxima, áreas destinadas ao estacionamento de motocicletas, ônibus e ambulâncias. Este serviço começa na segunda-feira e deve continuar na terça.

TERÇA-FEIRA (13/06)

– Retirada de estacionamento na Rua Pinheiro Machado entre as Ruas Riachuelo e do Acampamento. Esta medida visa dar fluidez para o trânsito no trecho.

– Troca de estacionamento na Rua Riachuelo entre as Ruas Pinheiro Machado e Tuiuti. Neste trecho da Rua Riachuelo, o estacionamento no lado direito da via, que atualmente é permitido, será proibido e transferido para o lado esquerdo, desafogando o trânsito, principalmente dos veículos de transporte coletivo.

QUARTA-FEIRA (14/06)

– Sinalização no cruzamento da Rua Radialista Fredy Germano com Rua dos Canários, no Bairro Juscelino Kubitscheck. Esta ação responde a protocolos registrados junto à Secretaria de Mobilidade Urbana e pretende melhorar as condições de tráfego no local. Os servidores realizarão pintura da faixa de pedestres, instalação de placas de sinalização e readequação do trecho.

– Supressão de pontos de ônibus na Rua Radialista Fredy Germano (nº 272 e 217), Rua Barão do Triunfo (nº 1752) e Rua Pinto Bandeira (nº 80). Estes pontos de ônibus estão dificultando a visibilidade dos motoristas, principalmente do transporte coletivo, além de que, algumas paradas estão muito próximas umas das outras, por isso, serão suprimidas.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo