Por BIANCA PEREIRA (com reprodução do Feicebuqui), da Equipe do Site
Nesta quarta-feira, dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT, das 18h30 às 21 h, o Coletivo Voe apresenta o filme Stonewall Uprising, ou o O Levante de Stonewall, e propõe um debate sobre o tema, com a presença do bacharel em Jornalismo e doutorando em Comunicação pela UFSM, Alisson Machado.
O filme tem direção de Kate Davis e David Heilbroner, sendo produzido pela PBS e foi lançado em 2010. Conforme a organização do evento, o “documentário traz depoimentos e reconstituições daqueles dias turbulentos que marcaram a história da luta pela diversidade sexual e de gênero nos Estados Unidos e depois pelo mundo todo.”
O convite é aberto a todos que querem sabe mais sobre a história do movimento LGBT no mundo, “vamos aproveitar a data para conhecer um pouco mais desta história que construímos, junto com ativistas pioneiros, há quase cinquenta anos.”
Assista aqui, sem legendas, o trailer do filme:
Além disso o Coletivo também lançou uma campanha no Facebook em comemoração à data. Com a hashtag #LGBTcomOrgulho e fotos que mostram o “seu orgulho em ser LGBT”, o objetivo é “conscientizar a população sobre a importância do combate à LGBTfobia, para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, independente do gênero ou orientação sexual.”
Muitas pessoas já mandaram fotos para a página participando da campanha, e muitas outras esperam ser postadas até o fim do dia 28. A campanha parte da ideia de reforçar o orgulho sentido por gays, lésbicas, bissexuais e pessoas de outras identidades de gênero.
O Voe é um coletivo formado por estudantes, pesquisadores e ativistas LGBT, reunidos para a defesa da diversidade sexual e de gênero em Santa Maria. Na luta contra o machismo, a misoginia, o racismo, a transfobia, a homofobia, a lesbofobia, a bifobia e qualquer outra forma de opressão genereficada e sexuada, o grupo promove debates, aulas públicas, cineclubes, cine debates, palestras, mesas redondas, rodas de conversa, festas e espaços de formação sobre gênero, corpo e sexualidades.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.