Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Coluna

As decisões sobre o júri da Kiss e os últimos recursos – e os pais processados – por Luiz Roese

Acabou o prazo para recursos judiciais na última decisão da tragédia da Kiss no TJ/RS. Um deles seria julgado na quarta

O prazo para recorrer na 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) em relação à decisão de 22 de março, que confirmou que os quatro réus da tragédia da Boate Kiss devem ir a júri popular, por 2 votos a 1 (confira a notícia AQUI). Na mesma sessão, os três desembargadores retiraram as qualificadoras por motivo torpe e meio cruel. Vale lembrar que, com a retirada das qualificadoras, os quatro acusados passam a responder por homicídio simples, e não mais por homicídio qualificado. Antes, a pena seria entre 12 e 30 anos. Agora, poderia ficar entre seis e 20 anos. Esse deve ser o ponto central do recurso interposto pelo Ministério Público, que seria julgado na quarta.

Nesse tipo de recurso, os embargos de declaração, uma das partes do processo pede que seja esclarecido determinado(s) aspecto(s) de uma decisão proferida quando há alguma dúvida, omissão, contradição ou obscuridade. É o mesmo tipo de recurso que foi apresentado pelas defesas dos réus Elissandro Spohr e Mauro Hoffmann, sócios da Boate Kiss. Esses recursos dos dois ainda não têm previsão para ser analisados na 1ª Câmara Criminal.

O quarto recurso que foi apresentado é da defesa do réu Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava na Kiss, na madrugada de 27 de janeiro de 2013. Foi ele que usou um artefato pirotécnico, que provocou um incêndio na casa noturna. As chamas se alastraram pelo forro e espalharam uma fumaça tóxica no ambiente. Como resultado, 242 pessoas morreram, e mais de 600 ficaram feridas.

O recurso apresentado pela defesa do vocalista é chamado de embargos infringentes. Esse tipo de recurso é possível quando não é unânime a decisão de segunda instância, desfavorável ao réu. É um recurso que somente pode ser apresentado pelo(s) acusado(s). Nesse caso, a contestação só pode ser feita em relação ao ponto em que houve divergência. Então, é certo que a defesa de Marcelo queira discutir o dolo eventual (quando se assume o risco de provocar o resultado) e o consequente fato de, por conta disso, ter sido mandado a júri. A íntegra da decisão de março, quando um dos desembargadores desclassificou o crime de homicídio para culposo (sem intenção) pode ser conferida AQUI.

Os embargos infringentes só serão analisados pela 1ª Câmara Criminal do TJ/RS depois do julgamento de todos os embargos de declaração. Só depois que forem julgados os recursos no TJ/RS é que poderão entrar outros para instâncias superiores (Superior Tribunal de Justiça e/ou Supremo Tribunal Federal).

Movimento em favor de familiares de vítimas processados ganha força

À medida que se aproximam as decisões sobre processos contra pais de vítimas de vítimas da tragédia da Kiss, aumenta a mobilização, de vários lugares do mundo, em defesa desses entes que já perderam tanto e, agora, têm de aguentar um desrespeito desses. Nos próximos dias, haverá uma grande manifestação em Santa Maria, podem esperar.

Nunca mais se falou em colocar a PRE na Faixa Nova

Ainda no meu tempo de Santa Maria, em mais de uma vez ouvi o papo de que seria construído um novo posto do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (também conhecida como Polícia Rodoviária Estadual) na RSC-287 (Faixa Nova de Camobi). Mas os anos se passaram, e nunca mais se falou no assunto. Agora, acabou de ser renovado por mais um ano o contato de locação da sede na Avenida João Luiz Pozzobon. Aliás, não é nem em uma estrada estadual, e sim em uma avenida de Santa Maria. Quer dizer que a intenção de construir na Faixa Nova morreu?

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo