CinemaCulturaSanta Maria

CULTURA. Grande (e entusiasmado) público, na abertura do SMVC. Destaque para Jair Alan

Jair Alan recebeu o troféu Vento Norte, das mãos de Faccin

Acompanhei a primeira noite da 9ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema. Muito entusiasmo por parte do público. Tanto com os filmes quanto, sobretudo, pelo menos para quem é mais antigo, com a homenagem feita a Jair Alan Siqueira – que recebeu o troféu “Vento Norte”, das mãos de Clenio Faccin, fundador do Teatro Universitário Independente e um dos jurados da seleção de filmes do SMVC.

Numa bem bolada reprodução (que, como disse Jair, se não foi exatamente do jeito mostrado, ficará sendo), um grupo de atores encenou a suposta gravação de um comercial (verdadeiro), do fim dos anos 70/início dos 80, da então Loja Imperial.

O objetivo era vender a máquina fotográfica Yashica (será que é assim mesmo que se escreve?). Funcionou. E fez aumentar a fama de Jair, um excelente ator, afora jornalista e músico (tudo anotado na Carteira Profissional). Ah, e principamente vendeu muuuita máquina fotográfica.

Antes, reprodução de um famosíssimo comercial estrelado por Jair

Foi legar ver essa gente toda. E também um balaio de colegas – pretéritos, presentes e futuros – que tomaram de assalto a Praça Saldanha Marinho. Mesmo com o frio, a quase totalidade não arredou pé, antes que as luzes se acendessem, após a exibição de “Paladino”, o último dos vídeos apresentados.

Para saber mais sobre o primeiro dia e também outras informações, acesse o sítio do Festival – que é onde a assessoria do SMVC está concentrando o MATERIAL de imprensa.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

CLIQUE NA IMAGEM E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO "SMVC”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Grande Claudemir: eu sinto que a homenagem que me fizeram refletiu em toda nossa geração, crescida a base de muito idealismo. Foi bom resgatar a memória de muita gente que fez e faz arte e que legam a alcunha de Cidade Cultura para Santa Maria. Isto se deve aos artistas, pintores, escritores, poetas e até boêmios. Eu apenas carreguei bandeiras, mas quem estava na frente era gente de peso como o Clênio Faccin, o Sérgio de Assis Brasil, o Nicola Chiarelli, o Riogério Lobatto, o Luiz Carlos Grassi ou o Freire Jr. Sabes que sempre defendi tua coluna (leio todas as semanas e às vezes vasculho o teu site). Nem sempre a gente concorda, mas nunca deixei de manifestar minha opoinião sobre o teu trabalho extremamnente útil para abrir os olhos do leitor e mostrar aos poderosos que tem gente atenta conferindo suas ações. Obrigado pela presença e por todo o apoio que me dás, o que no fundo, é um reconhecimento à muita gente do nosso tempo que já colaborou para o enriquecimento cultural desta cidade. Força pro Cassol que mantém o SMVC mesmo com a descrença de alguns políticos que não avaliam devidamente a importância do festival. Grande abraço do teu fã, o jairzinho ALAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo