SAÚDE. Mutirão para tratamento odontológico realiza 45 atendimentos amanhã. E 12 serão novos pacientes
Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto/arquivo), da Assessoria da Prefeitura
Com o objetivo de zerar, até o final do ano, a demanda por tratamento odontológico no Município, a Prefeitura de Santa Maria realiza, neste sábado (24), a quinta edição do projeto “Sorria Santa Maria”, o Fila Zero da Odontologia. O mutirão prestará atendimento das 8h às 14h, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros, 804.
Conforme a coordenadora da Política de Saúde Bucal de Santa Maria, Patrícia Campagnol, foram agendados, para este dia, 45 atendimentos. Desse total, 12 são para novos pacientes, e o restante, para os usuários que já iniciaram o tratamento nas edições anteriores do mutirão. Os pacientes atendidos fazem parte da fila de espera por tratamento dentário na cidade e foram agendados previamente pela Secretaria de Saúde do Município. Segundo Patrícia, já estão sendo chamados os usuários que aguardam na lista de espera de Periodontia.
Durante as atividades, além de serem oferecidas diferentes tipos de serviços dentários, como limpeza, raspagem e extração, por exemplo, a comunidade tem acesso também a outras ações. Conforme Patrícia, no sábado, haverá também a Unidade Móvel de Saúde, prestando atendimento odontológico, e atividades da Política de Combate ao Tabagismo, da Política do HIV/AIDS e da Política da Saúde da Mulher. Haverá ainda a presença da Superintendência de Vigilância em Saúde, com atividades de prevenção contra o Aedes aegypti e outras ações.
“Nesta edição, estaremos abordando também a questão da alimentação saudável com os pacientes, promovendo bons hábitos para uma melhor qualidade de vida, além de todo o tratamento oferecido. Então, como ainda temos pessoas na fila de espera, pedimos que quem foi agendado e não puder comparecer, que avise, ligando para o CEO”, ressalta Patrícia.
O mutirão odontológico é promovido pela Política de Saúde Bucal de Santa Maria e conta com a participação de diferentes cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Centro Universitário Franciscano (Unifra). Os atendimentos ocorrem sempre aos sábados, duas vezes ao mês, e seguem com edições até o final do ano.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Ai, meu deusinho, por que me fizeste tão desconfiado… Sim, sei que um grande CEO ao implementar um projeto administrativo em alguma empresa privada poderia mudar os rumos da mesma. Mas…aqui na secretaria de saúde, com o mesmo quadro funcional que estava no governo schirmer e de uma hora para outra acabando com a demanda odontológica. ? Sei não…. E essa estória de Fila Zero? Aí tem… E o pior é que nem tem como conferir esses números. Os do fila zero parecem tão, vamos dizer, inflacionados. Tomara que eu esteja absolutamente errado.