PrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. ‘Sorria Santa Maria’ tem sua quarta edição neste sábado e são 47 atendimentos pré-agendados

Projeto é realizado desde abril, sempre aos sábados. Neste, são 47 os pacientes, dos quais 15 são novos pacientes e o restante retornos

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Os atendimentos destinados ao tratamento dentário da comunidade santa-mariense terão continuidade, neste sábado (10), com a realização da quarta edição do projeto “Sorria Santa Maria”, o Fila Zero da Odontologia. O mutirão é realizado das 8h às 14h, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A atividade é promovida pela Política de Saúde Bucal do Município.
Para este sábado, foram agendados, previamente, um total de 47 atendimentos. Desses, 32 são retornos de pacientes já em tratamento e, 15, são novos agendamentos realizados pela Secretaria de Saúde do Município.

Conforme a coordenadora da Política de Saúde Bucal de Santa Maria, Patrícia Campagnol, além das atividades destinadas ao tratamento dentário, outras ações também acontecem simultaneamente no CEO. No sábado, haverá a presença da Unidade Móvel de Saúde, prestando atendimento odontológico; a participação da Política do HIV/AIDS; da Política da Saúde da Mulher; e da Política de Combate ao Tabagismo.

De acordo com Patrícia, a demanda reprimida por atendimento odontológico no Município, hoje, é de 503 pacientes, sendo que, desses, 272 são gestantes. A intenção do “Sorria Santa Maria” é, justamente, zerar essa demanda na cidade. O mutirão já realizou 81 atendimentos de usuários em geral e 12 de gestantes (contabilizando, nesse total, também o retorno dos pacientes que têm necessidade de continuação do tratamento). Até agora, 23 pacientes já concluíram o tratamento no mutirão.

Entre as três edições do projeto, que começou em abril e é realizado duas vezes ao mês, foram realizados 282 procedimentos no público em geral, entre consultas, fornecimento de escova e creme dental, orientações de higiene oral, aplicação de flúor, evidenciador de placa, restaurações, raspagens, tratamentos de canal, selamento provisório, retalho ou aumento de coroa clínica, extração e extração de siso, remoção de sutura, limpeza, curativo e escovação supervisionada. Entre as gestantes, o total foi de 44 procedimentos executados.

Conforme Patrícia, as gestantes que desejam realizar o pré-natal odontológico podem comparecer ao CEO, no sábado, para entrar em uma lista de pacientes que serão agendados para as próximas edições.

“A cada edição do “Sorria Santa Maria”, cresce a nossa satisfação em ver o projeto se consolidando. É gratificante ouvir os relatos dos pacientes que estavam a tempo na lista de espera. Também fico feliz em perceber o envolvimento e comprometimento dos alunos, residentes e acadêmicos com o projeto. Sem dúvidas, essa integração ensino-serviço-comunidade está contribuindo para a formação deles e, principalmente, para a construção do SUS que almejamos, com integralidade e continuidade do cuidado”, destaca Patrícia.

A coordenadora ressalta que, caso algum paciente pré-agendado não possa comparecer à consulta deste sábado, ele entre em contato com o CEO, pelo telefone (55) 3921-1093, para realizar novo agendamento.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo