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TRANSPORTE. Valdeci quer retomar debate sobre a Ferrovia Norte-Sul, linha superesquecida pelo governo

Ideia de Valdeci Oliveira (D) é a realização de uma audiência pública, no âmbito da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa

Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do Deputado

O deputado Valdeci Oliveira (PT) protocolou, na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa, um requerimento de audiência pública para debater a situação atual do projeto da Ferrovia Norte-Sul. O objetivo é retomar a mobilização para incluir o trecho Sul da Ferrovia – entre Panorama (SP) e o Porto de Rio Grande (RS) – no programa de concessões do governo federal.

Para Valdeci, há “um silêncio preocupante sobre o trecho Sul, enquanto o trecho entre Porto Nacional (Tocantins) e Estrela D´Oeste (São Paulo) vai para leilão no dia 15 de fevereiro de 2018”. Conforme o deputado é fundamental “cutucar” as autoridades a respeito. “Temos que provocar o governo federal a também avançar nos trâmites burocráticos necessários para garantir a ferrovia até o Porto de Rio Grande, passando pela Região Central do Estado. A conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Norte-Sul, que foi apresentado pela Valec e pelo Ministério dos Transportes em 2015, foi uma vitória importante. Mas é preciso avançar na viabilização econômica da estrada de ferro. A crise econômica não pode servir de desculpa para o imobilismo”, destacou.

Valdeci já conversou com o diretor geral da Secretaria Estadual dos Transportes, Ivan Bertuol, sobre a iniciativa da audiência pública. Ele disse a Valdeci que “o momento é ideal para se fazer esse debate, já que as concessões federais não contemplam o trecho Sul até o momento”. A meta de Valdeci é aprovar a audiência e realizar o debate no mês de agosto, em Porto Alegre.

Traçado – Após uma forte mobilização dos três estados do Sul do país, o governo federal concluiu, em 2015, o estudo que identificou o melhor traçado para a Norte-Sul na sua extensão entre São Paulo e o Rio Grande do Sul. No caminho ideal apontado pelo EVTEA estão cerca de 30 municípios gaúchos, parte deles da Região Central, como Santa Maria, Itaara, Júlio de Castilhos, Tupanciretã, Cruz Alta, São Sepé, Cachoeira do Sul, Restinga Seca e São Martinho da Serra.

Quando for concluída totalmente, a Norte-Sul ira interligar pelos trilhos a cidade de Barbacena, no Pará, a Rio Grande, no Rio Grande do Sul, o que corresponde a 4.787 quilômetros de extensão. “A construção dessa ferrovia gigante é fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul como um todo, e, em especial, para a Região Central, cuja história está vinculada diretamente ao transporte ferroviário. Com a Norte-Sul, um novo ciclo de crescimento poderá ser viabilizado”, destacou Valdeci.

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3 Comentários

  1. Provocar o governo federal? Essa o nobre deputado vai conseguir fácil fácil. Afinal são parceiros há 14(ou mais) anos lá em Brasilia. Não dá para deixar de provocar a imprensa e gerar notícias, né deputado?Senta aqui, deputado. Vamos esperar juntos ,por um Rio Grande de Todos.

  2. Esta Ferrovia Norte-Sul era só um anúncio-propaganda da Dilma, para inglês ver. Valdeci sabe que não pode mais prometer o asfalto entre São Martinho e Santa Maria (comparativamente mais fácil) então começou a brigar por uma meta mais impossível para ganhar holofote. Se estivesse mesmo interessado no desenvolvimento do RS saberia que o transporte ferroviário encolheu 43% no estado nos últimos cinco anos. A Rumo do grupo Cosan (que também gosta do dimdim do BNDES) comprou a ALL e consta que abandonou os ramais não-lucrativos que a antecessora ainda não havia abandonado, cessou a manutenção e até transferiu composições para outros estados.

  3. Está pensando no desenvolvimento do Rio Grande do Sul, nobre deputado?

    Mas como esse Estado vai sair do estado de letargia financeira sem vender os paquidermes e os passivos, nobre deputado? Isso não pode, não é?

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