AssembleiaSanta MariaTragédia

ASSEMBLEIA. Comissão ouve bombeiros e também vereadores. Tema: leis sobre a prevenção a incêndios

Na reunião semanal da comissão da AL, a presença também de vereadores santa-marienses
Na reunião semanal da comissão da AL, a presença também de vereadores santa-marienses

Aconteceu agora à tardinha, mais uma reunião da comissão especial que, no âmbito da Assembleia Legislativa, e em decorrência direta da tragédia de 27 de janeiro, trata da revisão das leis estaduais de prevenção contra incêndios.

Quem traz o relato do encontro desta segunda (e na próxima já se terá um relatório) é a assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira, que integra o grupo. O texto e a foto são de Tiago Machado. Acompanhe:

Assembleia ouve bombeiros e vereadores sobre prevenção a incêndio

Deputados, oficiais do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul e Ijuí e vereadores de Santa Maria acompanharam a audiência pública da Comissão Especial que revisa a legislação estadual de proteção e prevenção a incêndio, nesta segunda (20), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Na atividade, o presidente da Comissão, deputado Adão Villaverde (PT), e os demais integrantes do grupo, entre eles o deputado Valdeci Oliveira (PT), apresentaram e discutiram o esboço do anteprojeto que será apresentado ao Parlamento para aperfeiçoar a legislação sobre o tema. Villaverde ressaltou que a legislação deve ser clara e rigorosa, porém factível, para não inviabilizar o funcionamento dos estabelecimentos.

A proibição da emissão de alvará de funcionamento pelas prefeituras sem que o estabelecimento tenha o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, emitido pelo Corpo de Bombeiros, está entre os principais pontos da proposta apresentada. “E o Projeto de Prevenção Contra Incêndio deverá ter um responsável técnico”, destacou.

A nova lei deverá propor normativas, competências, fiscalização e punições. A legislação irá tratar de edificações. “Espaços abertos com afluência de público devem ficar sob e regulamentação de lei municipal, em concordância com o Corpo de Bombeiros”, afirma Villaverde.

Entre as inovações da lei, está a análise da carga de incêndio das edificações. O texto também prevê a criação de um conselho normativo e consultivo e também as figuras do bombeiro civil e voluntário. E o Corpo de Bombeiros poderá interditar um estabelecimento a qualquer tempo. As microempresas terão um tratamento simplificado. “As normas que serão apresentadas serão rigorosas, mas terão o cuidado de ser não ser uma amarra ao desenvolvimento. Será uma legislação da sociedade e não apenas do Parlamento”, afirmou o deputado Valdeci.

Na próxima segunda-feira (27), o relator da Comissão, deputado Jurandir Maciel (PTB), deverá apresentar o relatório final do órgão técnico. O documento deve sugerir multa pesada para quem infringir a nova lei (o que dever ser estabelecido pelo Executivo) e que o Ministério da Educação inclua o tema no currículo da graduação das faculdades de Engenharia e Arquitetura.

Vereadores – Durante a audiência em Porto Alegre, os vereadores santa-marienses Sérgio Cechin (PP) e Jorge Trindade (PT) entregaram a Villaverde e a Valdeci o pré-projeto da Comissão Especial criada na Câmara Municipal para estudar a Legislação de segurança e prevenção de incêndios. O documento contribuirá com os trabalhos da Comissão da Assembleia Legislativa. O vereador Luciano Guerra (PT) também acompanhou a audiência pública, nesta segunda, na capital gaúcha.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Vi que também na Câmara Federal está nascendo um projeto que visa criar leis que definam as competências de cada ente, cada órgão.
    Acho interessante e necessário. Mas, salvo eu estar ficando um pouco mais louco além do que já sou, o foco não deveria ser exatamente este.
    O que aconteceu na Kiss aconteceria com qualquer lei que por ventura existisse à época.
    As regras existentes não foram cumpridas. Leis não foram obedecidas.
    O que pretendo dizer com este texto é que, de pouco adianta melhorarmos a legislação se não criarmos a cultura de observância destas leis.
    E é exatamente aí que estaria o papel didático da CPI. Mas, infelizmente, as coisas materiais da política falarão mais alto do que o dever de cidadãos dos membros da Comissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo