ECONOMIA SOLIDÁRIA. Audiência Pública debate, na iniciativa da Assembleia, situação dos catadores
Por TIAGO MACHADO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa de Valdeci Oliveira
A situação dos catadores de Santa Maria e da Região Central foi um dos primeiros debates da 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e da 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária. Realizada na manhã dessa sexta (7), no Lonão 3 do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, a audiência pública da Assembleia Legislativa reuniu os deputados Valdeci Oliveira e Zé Nunes, o vereador Valdir Oliveira, o secretário municipal de Meio-Ambiente, André Domingues, as professoras da UFSM, Marta Tochetto e Verginea Rocha, além de representantes do Movimento Nacional de Catadores, da Associação de Catadores de Santa Maria, do Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambieete (Condema), do Conselho Municipal de Saúde e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.
As autoridades e o público presente debateram os principais entraves para a atuação dos catadores e das associações de reciclagem. A pouca quantidade de resíduos disponibilizada para a reciclagem na cidade, a falta de políticas públicas para a categoria e a não aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos foram as principais reivindicações dos trabalhadores.
No final da audiência, o deputado Valdeci Oliveira, autor do pedido de audiência, propôs a criação de um grupo de trabalho formado por representantes das associações de reciclagem locais, da Prefeitura, do Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente (Condema), entre outras entidades. O objetivo é de que o grupo defina conjuntamente medidas e ações que solucionem os problemas levantados na audiência. “Foi um debate muito qualificado, já que tivemos a presença de catadores de diferentes cidades. Certamente a audiência ajudou a aproximar as autoridades e os trabalhadores e a fortalecer o diálogo entre os diversos órgãos que atuam na área dos resíduos sólidos. Lá na Assembleia Legislativa, vamos acompanhar o avanço dessa discussão feita hoje”, comentou Valdeci.´
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.