ECONOMIA SOLIDÁRIA. Evento inicia sexta, mas há atividades já quinta. Confira a íntegra da programação
![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2017/07/maiquel-ecosol-programação.jpg)
Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da assessoria de imprensa dos eventos
O Projeto Esperança/Cooesperança divulgou no início da noite desta terça (4) a programação da 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária. Os eventos irão ocorrer oficialmente entre sexta (7) e domingo (9), em Santa Maria. Porém, as primeiras atividades já iniciam na quinta (6).
É o caso do Seminário Regional dos Fundos Rotativos Solidários da Região Sul (PR, SC e RS), que inicia às 8h, no Hotel Dom Rafael (Avenida Rio Branco, 192, no Centro de Santa Maria). No mesmo local e horário, também será dada a largada para o Encontro de Mulheres da Região Sul.
Às 14h, ainda na quinta, ocorre a Oficina de Formação em Economia Solidária. O evento será realizado no Lonão 2, no Parque da Medianeira.
Na sexta, destaque para a Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, entre 10h e 12h, no Lonão 3 do Parque da Medianeira. O encontro irá tratar da coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos de Santa Maria e região.
Também na sexta, às 14h, irá ocorrer a 13ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social, com saída em frente ao Santuário Basílica da Medianeira até o palco da Feicoop. Às 16h, terá início a Abertura Oficial dos eventos de Economia Solidária.
No sábado, o dia começa com o Seminário Biomas Brasileiros, Bacias Hidrográficas e Saneamento Básico no contexto brasileiro. O evento irá ocorrer às 9h, no Salão nº 16, da Escola Irmão José Otão.
No domingo, destaque para o Seminário Internacional de preparação ao 3º Fórum Mundial de Economia Solidária, marcado para ocorrer entre 12 e 15 de julho de 2018, em Santa Maria. O Salão nº 16, da Escola Irmão José Otão, recebe o encontro.
“A programação é divulgada apenas alguns dias antes do início da Feira porque ela é construída por pessoas de todo o Brasil”, explica a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill.
CLIQUE AQUI e confira a programação completa.
A Feicoop tem entrada gratuita e qualquer pessoa pode participar de todas as atividades que tiver interesse. Na edição deste ano, são esperados 250 mil visitantes.
Homenagem na Câmara
Na tarde desta terça (4), os 21 vereadores de Santa Maria homenagearam o Projeto Esperança/Cooesperança pela realização de mais uma edição da Feicoop. No Expediente Nobre, a parlamentar Celita da Silva (PT) destacou o trabalho e a dedicação da irmã Lourdes Dill com os grupos de Economia Solidária.
A Feira
A Feicoop é uma grande escola de organização e formação de convivência do voluntariado, dos Movimentos Sociais e da Economia Solidária. São 24 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.
Horário de comercialização
Sexta-feira (7) – das 7h30min às 20h
Sábado (8) – das 7h às 20h
Domingo (9) – das 7h30min às 18h
Exposição
Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.
Diferenciais do evento
Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade.
Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.
Organização
A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de dezenas de instituições, entidades e empresas.
O que é Economia Solidária
É um jeito diferente de produzir, de comprar, de trocar, de vender, de consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move esta economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos/as tenham qualidade de vida.
A Economia Solidária é também uma estratégica de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política…).
Feicoop no Facebook
Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop/
Informações sobre a Feira
Fale diretamente com o Projeto Esperança/Cooesperança pelos telefones: (55) 3219-4599 ou (55) 3223-0219. Contato também pelo e-mail [email protected] ou no site http://www.esperancacooesperanca.org/.
Cuidado Irmã Lourdes, um dia estas sumidades da Câmara vão acabar proibindo seu evento !!! Ele é muito bem organizado e importante para a cidade, e isto gera ciúmes no Parlamento.