EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Pavilhões já estão prontos para receber os expositores. Eventos iniciam na sexta

Pavilhões já preparados para receber os expositores. O da Agricultura Familiar deve ter delícias gastronômicas de várias partes do País

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Eventos da Economia Solidária

O ritmo de trabalho está acelerado no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. Na sexta-feira (7), terá início no local a 24ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e 13ª Feira Latino-Americana de Economia Solidária. A maior parte da infraestrutura dos eventos já está finalizada. A feira segue até domingo (9).

“Nesta quarta-feira (5), já estaremos com praticamente tudo pronto”, projeta José Carlos Peranconi, o Zeca, membro da coordenação geral da Feira e da equipe de infraestrutura.

A montagem dos pavilhões internos dos expositores foi finalizada na tarde de segunda (3). No total, 340 mesas provenientes de paróquias e instituições de Santa Maria e região foram emprestadas para o evento.

Para concluir os serviços de infraestrutura, falta apenas a instalação das mesas e gabinetes na entrada da Feicoop, além da finalização da montagem da Praça de Alimentação. Também deve iniciar nesta terça (4), a instalação das tendas que receberão palestras e seminários no Parque da Medianeira.

A Feira

A Feicoop é uma grande escola de organização e formação de convivência do voluntariado, dos Movimentos Sociais e da Economia Solidária. São 24 anos de construção coletiva e interativa. É um braço do Fórum Social Mundial que constrói um “Outro Mundo Possível” e uma “Outra Economia que já Acontece!”.

Horários de visitação

Sexta-feira (7) – das 8h às 20h
Sábado (8) – das 8h às 20h
Domingo (9) – das 8h às 18h

Exposição

Serão expostos na Feira cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas.

Estimativa de público 

Este ano, são esperadas 250 mil pessoas durante os três dias de evento. Em 2016, conforme a Brigada Militar, foram 248 mil visitantes.

Diferenciais do evento

Durante a Feicoop ocorrem práticas do comércio justo e consumo ético e solidário, trocas solidárias com moeda social e muitas atividades de formação e interação. Na Feira não há consumo de cigarros e a água não é comercializada durante o evento. A Economia Solidária entende que a água é um bem universal e um patrimônio da humanidade.

Refrigerantes também não são vendidos. Os produtos oferecidos na Feira são de procedência ecológica. A organização do evento trabalha com a teoria e a prática, articulando campo, cidade e as diferentes culturas e etnias.

Organização

A Feicoop é organizada pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, e pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, com apoio de dezenas de instituições, entidades e empresas.

O que é Economia Solidária

É um jeito diferente de produzir, de comprar, de trocar, de vender, de consumir produtos, oferecer e receber crédito. O que move esta economia é o desejo de que não existam excluídos, que a riqueza produzida no trabalho seja partilhada e que todos/as tenham qualidade de vida.

A Economia Solidária é também uma estratégica de desenvolvimento sustentável que considera todas as dimensões (econômica, social, cultural, ambiental, política…).

Feicoop no Facebook

Curta a fanpage do evento: https://www.facebook.com/feicoop/

Informações sobre a Feira

Fale diretamente com o Projeto Esperança/Cooesperança pelos telefones: (55) 3219-4599 ou (55) 3223-0219. Contato também pelo e-mail [email protected] ou no site http://www.esperancacooesperanca.org/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo