Destaque

LAVA JATO. Moro condena ex-Presidente Lula à prisão

Do portal do Correio do Povo, com informações d’O Estado de São Paulo e imagem de reprodução

Aos 71 anos de idade, Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 9 anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A condenação do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, é a primeira do ex-presidente na Operação Lava Jato.

“Entre os crimes de corrupção e de lavagem, há concurso material, motivo pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, condenou Moro.

Absolvo Luiz Inácio Lula da Silva e José Adelmário Pinheiro Filho das imputações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial, por falta de prova suficiente da materialidade.”

É a primeira condenação de Lula na Lava Jato. O ex-presidente responde como réu em outro processo aberto por Moro e ainda um na Justiça Federal, no Distrito Federal.

A força-tarefa da Lava Jato considera que Lula era o “líder máximo” do esquema sistematizado de corrupção descoberto na Petrobras e replicado em outras estatais e negócios do governo federal. Por meio dos desvios e arrecadação de propinas, o petista teria garantido a governabilidade de sua…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Paralelamente, OAS começou a fazer uma coisa que não fez em nenhum outro empreendimento, seja no Guarujá, seja em outro lugar. Tratou de reformar o triplex, mobiliar e colocar eletrodomésticos (até micro-ondas tinha). Mensagens trocadas entre funcionários da construtora (existem provas que também estão na denúncia do caso do sítio) fazem menção a Dama, a Madame, ao Chefe, aos centros de custo Zeca Pagodinho 1 e Zeca Pagodinho 2 (existe um “Brahma” na lista da OAS). Junta-se isto tudo ao depoimento das testemunhas. Defesa? Não se preocupou muito com o mérito. É “perseguição política”, “lawfare”, “Lula vai ser candidato”, tumulto nas audiências, processo contra Moro por abuso de autoridade e por aí vai.

  2. A opção entre ressarcimento e aquisição teria que ser feita no prazo de um mês. “Apareceram” na sede da Bancoop, parece que foram pós-datados. Foi declarado no imposto o recebimento do ressarcimento, só que o dinheiro não entrou na conta de ninguém. Depois ingressaram em juízo com ação de cobrança contra a OAS. Uma confusão, algo parecido com o mensalão onde um empréstimo para um partido foi rolado por nove anos sem amortização e sem pagamento de juros, sendo pago após o “estouro”.

  3. Lula tem uma denúncia com Moro (o do sítio, ainda não virou processo), um processo em Brasília e mais alguns inquéritos/pedido de inquérito. Reportagem resumiu bastante a história. Faltou a Cooperativa Habital dos Bancários (Bancoop) que era dirigida pelo Vacari. Apreenderam documento já mencionando o triplex, sem assinatura. A Bancoop quebrou, passou para a OAS. Os “compradores” do investimento teriam que optar por pagar o que faltava ou pedir o dinheiro de volta. Casal Lula não fez nem uma coisa, nem outra. Declaravam sempre o mesmo apartamento simples no imposto de renda. Corre o tempo, o apartamento simples é vendido para terceiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo