PrefeituraSanta MariaSegurançaUFSM

SEGURANÇA. Prefeitura conhece central que realiza vídeomonitoramento no campus da UFSM, em Camobi

Na visita, o grupo – que também contou com líderes da Cacism – tirou dúvidas sobre o sistema e ainda acompanhou simulações

Por MARIANA FONTANA (texto) e DEISE FACHIN (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A preocupação da Prefeitura em garantir a segurança aos santa-marienses e implantar um sistema de monitoramento eficiente na cidade, tem motivado o Executivo a buscar exemplos de projetos em diferentes órgãos e instituições públicas. E foi com essa intenção que uma comitiva, que integra o Programa Santa Maria Segura, visitou, na terça-feira (04), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

No local, o secretário de Gestão e Modernização Administrativa e chefe da Casa Civil,  Guilherme Cortez, acompanhado do superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, do presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Rodrigo Décimo, e do integrante da entidade, Luiz Fernando Pacheco, conheceu a Central de Monitoramento da instituição de ensino. Hoje, a UFSM conta com 150 câmeras de segurança, que são monitoradas 24 horas por dia diretamente da Central.

Durante a visita à Central, que foi acompanhada pelo pró-reitor de Infraestrutura da UFSM, Eduardo Rizzatti, o grupo conheceu as tecnologias do sistema de vídeomonitoramento, que conta com câmeras com infravermelho e são em HD, o que propicia uma melhor qualidade das imagens.

“Estamos dando continuidade às visitas e buscando o que tem de melhor nos órgãos públicos para termos um sistema de segurança que seja eficiente na prevenção e no combate à criminalidade e que possa contribuir na segurança do Município no que envolva e auxilie na organização da cidade como um todo”, ressaltou o secretário Cortez.

A tecnologia implantada na UFSM permite, entre outras funções, a identificação das placas dos veículos que cruzam pelo arco, alta qualidade em imagens noturnas e, ainda, a criação de zonas virtuais de alerta no sistema, que possibilitam o acionamento imediato da Central quando há alguma ocorrência no perímetro estabelecido.

“Tínhamos um sistema que gastava recursos e que não nos dava retorno. Agora, com essa nova tecnologia, temos o que tem de mais moderno em monitoramento, que disponibiliza informações que nos permitem trabalhar na plenitude. É um sistema muito eficiente. Com ele, nós podemos traçar linhas virtuais que delimitam áreas. Se alguém invadir essa área, a central é notificada”, explicou Rizzatti.

Conforme o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, o sistema utilizado pela UFSM é o mesmo que vem sendo estudado pela Prefeitura, que envolve segurança, mobilidade e cercamento eletrônico.

“Nosso objetivo é conhecer todos os sistemas do mercado para atender a nossa demanda de segurança. A UFSM implantou um sistema igual ao que estamos pensando. O que buscamos é um sistema que possa ser compartilhado com as outras forças de segurança”, explica Nunes.

“Nos surpreendeu positivamente o sistema, que é muito moderno e que tem inúmeros recursos. É algo que pode servir de modelo para o Município fazer um projeto semelhante”, complementou Décimo.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo