Destaque

VOCÊ DECIDE! Valdeci diz: Pozzobom adere a Comitê Pró-Regional – não exatamente a versão da Prefeitura

Pozzobom recebeu o deputado Valdeci, o reitor Burmann e outros integrantes do Comitê Pró-Abertura Hospital Regional 100% SUS

Pode ser apenas questão semântica. Mas o fato objetivo é que a versão da assessoria do deputado Valdeci Oliveira é enfática numa afirmação que não aparece no material produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura. A única coisa que se pode afirmar é que ambos, Comitê e Jorge Pozzobom, são favoráveis ao Hospital Regional.

Bueno, vamos fazer o seguinte. A seguir, na íntegra, você tem as duas versões. A do parlamentar e a da Prefeitura. E você tira a tua conclusão. A única coisa que este editor escolheu foi a foto. É a de Deise Fachin, da Prefeitura. Mas poderia ser também a de Alex Lopes, da assessoria do deputado. Acompanhe:

Comitê do Regional recebe adesão da Prefeitura

(por Tiago Machado, da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira)

Em uma reunião realizada no final da tarde dessa segunda (10), o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, aceitou o convite do Comitê Pró-Abertura do Hospital Regional e, assim, o município também passa a integrar o movimento, lançado no último dia 3 de julho e que já conta com a participação de 30 entidades. Com a adesão da Prefeitura, o prefeito Pozzobom fará parte da coordenação do Comitê, junto com representantes da UFSM, do HUSM, da AM-Centro, do Consórcio Intermunicipal de Saúde, da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa e do Conselho Municipal de Saúde. “É um reforço muito importante para uma causa que pertence a toda Região Central e que está acima de partidos e de posições políticas. O prefeito foi sensível ao pedido do Comitê”, afirmou o vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, que participou da reunião no gabinete de Pozzobom.

Conforme Valdeci, no encontro, o prefeito de Santa Maria também informou que vai a Brasília, nessa semana, para tratar, dentre outros assuntos, da questão do Hospital Regional. Em paralelo a isso, o Comitê vai solicitar ao Palácio Piratini uma audiência da sua coordenação com o governador José Ivo Sartori. “O assunto tem tanta gravidade e urgência que não basta mais sermos atendidos por secretários ou diretores. Temos que conversar diretamente com o Chefe do Executivo para buscar formas de, coletivamente, destravar o processo de abertura do Regional”, enfatizou o deputado.

Além de Valdeci, participaram da audiência com Pozzobom o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o vereador Valdir Oliveira, que representou a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o representante do Hospital Universitário (HUSM), Salvador Penteado, e o representante do Conselho Municipal de Saúde, Valter Londero.”

AGORA, A VERSÃO DA PREFEITURA:

Prefeito Jorge Pozzobom reforça compromisso pela abertura do Hospital Regional

(Por Ana Bittencourt, texto, e Deise Fachin, foto, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura)

A representatividade política do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, administrando a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e a maior da Região Centro, levou o deputado estadual Valdeci Oliveira a buscar apoio do Executivo para a abertura do Hospital Regional. O assunto foi tratado no fim da tarde desta segunda-feira (10), durante encontro que reuniu ainda o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, o responsável pelo Pronto Socorro (PS) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Salvador Penteado, o vereador e membro da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira, e o representante do Conselho Municipal de Saúde, Valter Londero.

Jorge Pozzobom lembrou a todos sobre as etapas pelas quais o Hospital Regional passou desde que iniciou sua construção. O prefeito reforçou sua atuação enquanto assessor especial do governo Yeda Crusius e enquanto deputado estadual.

“Em 2009 nós assinamos a licitação, junto com a governadora, Yeda Crusius. Em 2010, eu estava junto quando foi assinada a ordem de serviço para início das obras, que chegaram a 72% do total, no governo Yeda. Depois, de 2010 a 2014, durante o governo Tarso Genro, não tivemos avanços. Os 28% restantes foram concluídos no governo Sartori. Eu sempre apoiei integralmente o Hospital Regional. E como prefeito de Santa Maria vou seguir apoiando e cobrando atitudes como sempre fiz”, disse.  

O chefe do Executivo ainda ressaltou que Santa Maria, por ser o município-sede do hospital, deve estar inserida nas discussões que pretendem avançar para abrir as portas do local. E confirmou a expectativa que se confirma na fala do ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante encontro na manhã desta segunda-feira (10), em Porto Alegre.

“O ministro Ricardo Barros afirmou que vem a Santa Maria abrir o Hospital Regional. Não tenho dúvidas em relação à palavra do ministro”, explicou Pozzobom.

Para o reitor da UFSM, Paulo Burmann, a situação do Husm extremamente preocupante, devido à superlotação do PS. “Precisamos somar forças para garantir a abertura do Hospital Regional”, afirmou. “

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Não senhor. O seu Brando tem de ficar aqui, é o nosso ombudsman! Nem o editor quer que ele vá embora, pois a volta do seu Brando fez aumentar a audiência do portal.

  2. Eu defendo O Brando como gestor do Regional. Por favor, Sartori, pare de enrolação e coloque essa “sumidade” lá. Vai abrir o Regional em dois dias.

  3. E a Ebserh? Teria que administrar e prover quadro de pessoal. Mais um detalhe: as ações do termo dependeriam de instrumentos jurídicos específicos, o termo teria duração de 5 anos, as despesas seriam na base do “cada um paga sua parte” e o mais importante: “É facultado aos Partícipes resilirem este instrumento a qualquer tempo, dando-se notificação, por escrito, com prazo de, no mínimo, trinta dias de antecedência, o que implicará sua extinção antecipada […]”. Ou seja, o Termo era para inglês ver. No mais é politicagem porque simplesmente não existem recursos nem no RS e nem em BSB.

  4. O que a UFSM teria que fazer? Tratar de transferir a gestão do hospital (prontinho, de porteira fechada) para a Ebserh. E “gestionar junto ao Ministério da Educação a ampliação de vagas em cursos de Graduação, Pós-Graduação e Residência na área de saúde, após a implantação do Hospital Regional, em conjunto com o Hospital Universitário”. Ou seja, Hospital Regional tornaria-se um hospital escola (a história da Rede Sarah viraria lenda de vez). Cá para nós, se fosse para fazer isto, por que não construíram o prédio no campus para começo de conversa?

  5. Dia 12/12/2014, aos 45 minutos do segundo tempo, Tarso, o intelectual, assinou um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Saúde e a UFSM. Presentes, além do governador, Burmann, Valdeci, prefeitos de São Chico, de Itaara, de Restinga Seca e o vice de Formigueiro. Secretaria de saúde teria que terminar a obra; apresentar projetos de funcionamento, pessoal e equipamentos; comprar equipamentos e mobiliário para funcionamento do hospital; ceder o imóvel para a UFSM a partir da conclusão da obra. Documento está disponível na internet. Ou seja, RS teria que desembolsar (além da obra) mais uns 60, 70 milhões.

  6. Contra o Hospital Reginal atualmente não existe ninguém, apesar de em tempos idos existirem adversários. O resto é politicagem tosa-de-porco. Valdeci está em campanha pela reeleição. Pozzobom não fica de fora porque “irão dizer que não apóia a abertura”. E Burmann quer ser o “reitor que conseguiu um hospital novo para a UFSM”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo