Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Meio AmbientePrefeitura

AMBIENTE. Prefeitura faz melhorias no Parque dos Morros. Para visitar, é necessária autorização especial

Por ANA BITTENCOURT (com foto de Divulgação/SMA), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Um trator foi utilizado para roçar a vegetação do Parque dos Morros

A Prefeitura está investindo na infraestrutura do Parque Natural Municipal dos Morros, localizado no Bairro Campestre do Menino Deus, na Região Norte de Santa Maria. Desde a última quinta-feira (27), a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) está realizando ações de melhorias no local, considerado a maior área de lazer do Município e classificado como uma Unidade de Conservação (UC), vinculado ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SEUC).

Para garantir a segurança dos frequentadores e permitir o acesso de veículos da Secretaria de Meio Ambiente, da Guarda Municipal e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, a Superintendência de Praças, Parques e Jardins está desobstruindo as margens da Rua Garibaldi Luiz Schmidt, principal acesso ao Parque Natural Municipal dos Morros. Ainda, os servidores estão remanejando a vegetação do parque, com a realização de roçadas e a construção de aceiros, conforme explica o chefe-gestor da Unidade de Conservação, Filipe de Moura Martins. Os aceiros provocam a descontinuidade do material vegetal combustível, impedindo a propagação de incêndios e queimadas criminosas, conforme registrado em dezembro do ano passado.

“A intenção é que esse remanejo da vegetação seja realizado periodicamente, tanto para dar segurança aos frequentadores, quanto para facilitar o acesso de veículos de resgate e de combate a incêndios. Nossa presença no parque também busca coibir a ação de caçadores e de trilheiros motorizados”, afirma Filipe.

Para a realização do trabalho no Parque Natural Municipal dos Morros, a Secretaria de Meio Ambiente conta com a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Rural, responsável pelo empréstimo de um trator e de uma retroescavadeira. O próximo passo é a drenagem da via de acesso ao local, ação que será realizada com o suporte da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Ainda, conforme e secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, nas próximas semanas deve ocorrer o plantio de árvores nativas no parque, para garantir o reflorestamento de áreas danificadas. Esta ação será realizada em parceria com entidades ligadas à preservação do Meio Ambiente.

VISITAÇÃO DO PARQUE NECESSITA DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL

O Parque Natural Municipal dos Morros está aberto à visitação pública para a realização de atividades de lazer e de pesquisa, além de permitir a visitas de escolas, universidades e grupos de escoteiros. No entanto, por se tratar de uma área de conservação, a visitação necessita de autorização especial, emitida pela Secretaria de Meio Ambiente, para casos de pesquisa, visita de escolas, universidades e outros órgãos ou instituições. Para turismo e esportes é necessário contatar o Grupo Bandeirantes da Serra, organização civil sem fins lucrativos responsável pela visitação, conforme Decreto Executivo 012/2016.

HORÁRIOS DE VISITAÇÃO:
Período para a visitação de sábado a domingo, das 8h às 18h.

ENDEREÇO:
Rua Garibaldi Luiz Schimdt – Santa Maria – RS

CONTATOS:
(55) 3921 7151 e (55) 3921 7150

E-MAIL:
[email protected]

REDES SOCIAIS:
https://pt-br.facebook.com/meioambientesantamaria
https://pt-br.facebook.com/parquedosmorros

LINKS ÚTEIS:
http://www.mma.gov.br/areas-protegidas

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo