Santa Maria

CIDADE. Jorge Pozzobom se reúne com Dnit e dá mais um passo para barrar o fechamento da Rua Sete

Região da cidade onde as casas serão construídas não foi divulgado para evitar exploração imobiliária. Foto Prefeitura / Divulgação

Por Mauricio Araujo / Prefeitura de Santa Maria

Com o objetivo de garantir que a Rua Sete de Setembro não seja fechada, o prefeito Jorge Pozzobom esteve reunido, na manhã dessa quarta-feira (30), com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva. O chefe do Executivo foi tratar de alternativas para que a via – que é o principal acesso do Centro à Zona Norte – não seja obstruída por um muro, como determina uma ação judicial.

Em 2004, o Governo da época firmou convênio para a construção do Viaduto da Gare, na Avenida Rio Branco. A contrapartida do Município, cobrada pela Justiça, seria a construção de um muro na Rua Sete, isolando os trilhos. Entretanto, a atual Administração entende que há alternativas ao fechamento da via, no Bairro Perpétuo Socorro, não havendo necessidade de prejudicar os moradores da região e o trânsito de veículos e de pessoas.

Na reunião desta quarta, o Dnit retornou ao prefeito os apontamentos feitos em um Projeto de Segurança elaborado pela Prefeitura. A proposta, que o Executivo havia entregue à autarquia para avaliação, contempla colocação de sinalização, de cancela, de iluminação, entre outras ações, e é a alternativa encontrada pela Administração Municipal à construção do muro.

Agora, o projeto retorna à Prefeitura para ajustes. Mas, já no dia 12 de setembro, o prefeito Jorge Pozzobom, determinado em solucionar de vez este impasse, irá a Brasília levar a proposta ao diretor-geral do Dnit, Valter Casimiro Silveira. Assim que o projeto for aprovado pelo Departamento, a Prefeitura Municipal solicitará a suspensão da ação judicial.

“É determinação do nosso Governo buscarmos todas as alternativas, institucionais ou jurídicas, para reverter essa determinação judicial de se construir um muro na Rua Sete de Setembro, decorrente de um convênio mal feito e que, inaceitavelmente, foi assinado”, ressaltou o prefeito.

Caso aprovado o projeto pelo Dnit, o Executivo irá cobrar os valores da execução da proposta da empresa Rumo/ALL, que opera em Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo