É CINEMA. Bianca Zasso e o mundo sem Jerry Lewis
“… E o que dizer de O terror das mulheres, lançado um ano depois? Belos travellings, metalinguagem aos litros e o rompimento de códigos de conduto são alguns dos ingredientes inovadores da receita de um dos filmes mais divertidos e ousados daquela década. Sempre lembrado pelo humor físico, Lewis mostra que também sabe realizar diálogos cheios de segundas intenções e muita inteligência. Seu modo de criar cenas nonsense é único. Seu pecado talvez tenha sido o desejo de subverter as regras justamente em um dos gêneros mais caros à indústria hollywoodiana. O que John Cassavetes fazia com o drama de costumes fora dos grandes estúdios, Lewis fez na comédia tendo o aval da Paramount. Para nossa tristeza, foi por pouco tempo. Produtores que querem mais dinheiro que histórias revolucionárias estavam em seu caminho.
Mais que perder um pouco da graça, a morte de Jerry Lewis deixa o mundo menos ousado. Claro que não se pode perder a esperança de que, quando menos esperarmos, novos artistas vão trazer mudanças para a arte. Só que vivemos tempos tão sombrios que, enquanto novos ares não se encontram na ordem do dia, podemos “apelar” para as criações de Lewis, muitas delas lançadas com qualidade no Brasil nos últimos meses, como se adivinhando o fato trágico do último domingo…”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra das “Caretas ousadas”, de Bianca Zasso. Nascida em 1987, em Santa Maria, Bianca é jornalista e especialista em cinema pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Cinéfila desde a infância, começou a atuar na pesquisa em 2009. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis todas as quintas-feiras.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.