Claudemir Pereira

É CINEMA. Contra a memória curta, a cinéfila Bianca Zasso recomenda Malcolm X, filme de Spike Lee

“… É noite na cidade de Charlottesville, do estado americano da Virgínia. Mas não uma noite comum. Pelas ruas, centenas de pessoas das mais variadas idades carregam tochas e gritam palavras de ordem contra negros, homossexuais, imigrantes e judeus. Também fazem saudações nazistas uns para os outros. Entre os cartazes ostentados pelos manifestantes, havia frases como “Vidas Brancas Importam”, uma provocação ao movimento negro Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). Parece a descrição de algum encontro do Klux Khan ou mesmo uma manifestação ocorrida antes da Segunda Guerra Mundial.

Mas isso ocorreu no dia 11 de agosto. De 2017. É por esse exemplo, que infelizmente não é o único, que alguns filmes merecem uma revisão, fazendo reacender a discussão de porquê, depois de todos os estragos proporcionados pela opressão, o racismo e o nazismo, ainda existam pessoas que vêm nessas questões uma alternativa para “tornar o mundo melhor”…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra das “Contra a memória curta”, de Bianca Zasso. Nascida em 1987, em Santa Maria, Bianca é jornalista e especialista em cinema pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Cinéfila desde a infância, começou a atuar na pesquisa em 2009. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis todas as quintas-feiras.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo