Por Bianca Pereira
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que avalia o desempenho do estudante e dá acesso à Educação Superior no Brasil, também pode ser utilizado em 26 instituições em Portugal. Através de um convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as instituições portuguesas tem acesso ao resultado da prova para selecionar estudantes brasileiros para seu ensino superior.
O primeiro acordo com uma Universidade Portuguesa aconteceu em 2014, sendo a Universidade de Coimbra a primeira a firmar o acordo e atualmente disponibilizando mais de 600 vagas para estudantes brasileiros. Em agosto mais duas Universidades oficializaram a aceitação do exame. O próximo passo para o governo Brasileiro é realizar um mapeamento dos estudantes que já utilizaram as notas do Enem para estudar em Portugal.
Com o acordo, estudantes podem submeter as notas do Enem para obtenção de uma vaga em qualquer uma das 26 instituições conveniadas ao Inep em Portugal. O exame é considerada um requisito único para a aceitação, porém cada instituição define a nota de corte para acesso aos seus cursos e deve acionar o Inep para conferência dos resultados.
A escolha por fazer uma graduação em Portugal são muitos, o idioma similar e o baixo custo de vida sendo os principais, porém vale ressaltar que as instituições portuguesas são avaliadas como excelentes em diversas áreas, além de todas as vantagens de estudar em uma universidade europeia.
Para entender mais sobre como funciona o processo de candidatura através do Enem e os benefícios de estudar em outro país, o site Estudar Fora, em parceria com o Guia do Estudante, montou um vídeo com dois alunos brasileiros, a Fabíola e o Tomás, que estudam na tradicional Universidade de Coimbra.
Confira a lista de instituições de ensino superior portuguesas conveniadas ao Inep:
Universidade de Coimbra
Universidade de Algarve
Instituto Politécnico de Leiria
Instituto Politécnico de Beja
Instituto Politécnico do Porto
Instituto Politécnico de Portalegre
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Instituto Politécnico de Coimbra
Universidade de Aveiro
Instituto Politécnico de Guarda
Universidade de Lisboa
Universidade do Porto
Universidade da Madeira
Instituto Politécnico de Viseu
Instituto Politécnico de Santarém
Universidade dos Açores
Universidade da Beira Interior
Universidade do Minho
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Instituto Politécnico de Setúbal
Instituto Politécnico de Bragança
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Universidade Lusófona do Porto
Universidade Portucalense
Instituto Universitário da Maia (Ismai)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.