Destaque

EM BRASÍLIA. Prefeitura garante, junto ao Governo Federal, recursos para expandir o pátio do Aeroporto

Projeto para a ampliação do terminal de passageiros prevê que área seja triplicada, passando dos atuais 540m² para 1,7 mil m²

Por MAURÍCIO ARAÚJO (com imagem de Divulgação), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Com o objetivo de buscar recursos junto ao Governo Federal para realizar a ampliação do Aeroporto Civil de Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom esteve, na tarde desta quinta-feira (03), na Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), em Brasília, para apresentar o projeto de expansão do terminal de passageiros. Na mesma oportunidade, os diretores da pasta fizeram uma pré-análise e já sinalizaram a viabilidade da proposta, pois levaram em conta que o Coração do Rio Grande é um polo na Região Central do Estado, com grande presença do Exército e de universidades. Com isto, Santa Maria volta a ser pauta na aviação regional, junto a cidades como Caxias do Sul e Passo Fundo.

Também foi garantido ao chefe do Executivo, a liberação de R$ 7 milhões, por meio de um Termo de Execução Descentralizada da SAC à Aeronáutica, para a ampliação do pátio e balizamento noturno. O valor deve ser liberado ainda este ano e o projeto deve ser executado pelo comando da Aeronáutica. Ainda, a Prefeitura Municipal recebeu sinal verde para aumentar a área do Aeroporto. Na prática, isso significa que a Aeronáutica deve ceder mais espaço à Prefeitura. Um croqui da área solicitada será enviado pelo Executivo Municipal a Brasília até terça-feira (08).

“A ampliação do Aeroporto faz parte de um dos pilares do nosso projeto de Governo, que é o desenvolvimento econômico local e regional. Tenho a absoluta certeza que, junto à Cacism, vamos tornar isso realidade”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

O prefeito foi à Capital Federal acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk; do chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; do presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), Rodrigo Décimo; e do diretor da Cacism, Luiz Fernando Pacheco – que presidia a entidade no início das operações da empresa Azul Linhas Aéreas no Aeroporto. A comitiva foi recebida pelo secretário da SAC, Dario Lopes, pelo diretor do Departamento de Outorgas da SAC, Ronei Saggioro, pelo diretor de Departamento de Investimentos em Aeroportos Regionais, Eduardo Henn Bernardi, além do coordenador geral de Estudos e Projetos do Departamento de Investimentos Regionais, Márcio Fernandes.

PREFEITURA APRESENTOU PROJETO DE AMPLIAÇÃO

A proposta apresentada pelo prefeito à Secretaria de Aviação Civil busca uma série de melhorias para o Aeroporto Civil de Santa Maria. As mais impactantes requerem que a área física do terminal de passageiros – hoje de 540m² – passe para 1,7 mil m², o triplo do atual espaço. O projeto também prevê a ampliação das salas de embarque e desembarque, fazendo com que o terminal tenha capacidade de receber aeronaves com até 160 passageiros.

Para levar mais conforto aos passageiros, o projeto aponta outras melhorias, como: balcão para que até duas companhias possam operar no Aeroporto; espaço para uma cafeteria; banheiro familiar; portas automáticas de embarque e desembarque; e esteiras para restituir e embarcar bagagens.

Com a execução da ampliação deste projeto, a Prefeitura Municipal espera que o Aeroporto, além de receber aviões maiores, tenha voos mais frequentes. Para que o projeto saia do papel, o prefeito Jorge Pozzobom e a Cacism buscam no Governo Federal recursos de aproximadamente R$ 4 milhões para as obras.

“Foi uma reunião muito positiva. Saímos daqui bastante otimistas com os retornos que obtivemos. Nos próximos dias um técnico da Secretaria deve ir a Santa Maria para fazer novas análises e alinhar os detalhes”, disse o presidente da Cacism, Rodrigo Décimo.

Conforme o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, a equipe técnica da Secretaria de Aviação já sinalizou positivamente à proposta, ressaltando que o projeto é viável de ser realizado. De acordo com Cortez, os recursos para a ampliação do terminal devem vir da SAC e de emendas parlamentares.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ECONÔMICO E SOCIAL

Com a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Civil, Santa Maria volta a ocupar lugar de destaque na aviação regional entre as cidades gaúchas. A proposta de expansão também faz parte do projeto de Governo do prefeito Jorge Pozzobom, no sentido de garantir desenvolvimento econômico ao Município. Com a expansão do Aeroporto, busca-se geração de atividades econômicas, tanto de negócios quanto de turismo; maior mobilidade a investidores, fornecedores e clientes, além de a estrutura ser decisiva para o progresso da Região Central.

A questão social também está envolvida no que se refere a ampliação do terminal. Somente no ano passado ocorreram 34 voos destinados ao transporte de órgãos e ao transporte de pessoas doentes, que necessitavam de tratamento urgente e especializado fora da cidade.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, a taxa de ocupação dos voos entre Santa Maria e Porto Alegre está em 80% – atualmente a Azul Linhas Aéreas mantém uma rota diária. Somente no último ano, a rota foi utilizada por cerca de 36 mil pessoas.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Eu tenho a impressão de que ao longo dos tempos, os governantes da comuna se preocupam mais com os transportes das pessoas mais abastadas. Enquanto a prefeitura se mexe pra melhorar o aeroporto, nada faz (pelo menos aparentemente) para ressuscitar o projeto do BRT. Ela também não se manifesta sobre licitação do sistema de transporte coletivo para torná-lo compatível com as diretrizes do Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Faz quanto tempo que o PDMU foi aprovado pela Câmara de Vereadores? E até agora nada, nadica de nada, parece que nem existe um plano diretor…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo