ESPORTE. Jogos Escolares de Santa Maria terão participação recorde de escolas da Rede Municipal

ESPORTE. Jogos Escolares de Santa Maria terão participação recorde de escolas da Rede Municipal

ESPORTE. Jogos Escolares de Santa Maria terão participação recorde de escolas da Rede Municipal - Jesma

Por Ana Bittencourt (arte de Gibran Carrazzoni) / Prefeitura de Santa Maria

A maior competição esportiva entre escolas do Município já tem data para começar. Na próxima segunda-feira (14), a Prefeitura promove o lançamento oficial dos Jogos Escolares de Santa Maria 2017 (Jesma). Para esse dia, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer prepara algumas surpresas para integrar as escolas participantes e envolver os atletas na disputa. Uma delas será a homenagem a três atletas de Santa Maria que se destacaram em grandes eventos esportivos no ano passado. Atrações artísticas e apresentações musicais também estão programadas. O evento será às 14h, no Centro Desportivo Municipal (CDM).

Além das competições disputadas entre estudantes das redes Municipal, Estadual, Federal e Particular, a edição do Jesma neste ano vai apresentar novidades. De acordo com o superintendente de Esporte, Givago Ribeiro, o Jesma 2017 já nasceu com uma proposta nova e mais inclusiva, reforçando a participação de escolas da Rede Municipal de Ensino.

“O número de instituições de ensino inscritas comprova que conseguimos atingir o objetivo de fazer uma edição mais forte e contemple escolas que haviam deixado de participar ou nunca tinham participado do Jesma. Esse fortalecimento, principalmente em relação às escolas da rede municipal, conseguimos conquistar com o suporte da Secretaria de Educação”, afirmou Givago.
Outro fator decisivo para apresentar uma edição renovada é atribuído ao planejamento prévio, realizado a partir de encontros periódicos entre as escolas participantes da competição e a comissão organizadora.

“Foi uma construção conjunta. Apresentamos nossa proposta aos representantes das instituições de ensino e planejamos todas as etapas. Temos convicção que com esta edição do Jesma vamos conseguir resgatar o espírito esportivo nos estudantes e também fazer com que as crianças possam sonhar com carreiras esportivas. Temos e ainda podemos ter grandes nomes do esporte nascidos aqui, nestas competições escolares”, concluiu.

O Jesma 2017 contará com a participação de 63 escolas de Santa Maria disputando nove modalidades nas categorias mirim, infantil e juvenil, nos gêneros masculino e feminino. Nesta edição, 24 escolas da Rede Municipal de Ensino estão inscritas e muitas estão retornando este ano. Em 2016, apenas dez instituições participaram dos jogos.

As inscrições para o Jesma 2017 encerraram em 31 de julho. As atividades esportivas vão mobilizar cerca de 6 mil alunos e serão realizadas nos ginásios do Centro Desportivo Municipal (CDM), no Ginásio do Oreco, no Bairro Tancredo Neves, no Ginásio São Marcos, no Distrito de Arroio Grande, e em ginásios das escolas inscritas que disponibilizaram seus espaços.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *