UFSM

107.9. UFSM instala antena para uma nova rádio FM

Torre da nova rádio localiza-se no Morro das Antenas, no bairro Caturrita. Foto Melissa Konzen

Melissa Konzen / Agência de Notícias da UFSM

Enquanto a Rádio Universidade AM se prepara para comemorar, em 2018, os seus 50 anos de existência, a UFSM dá outro importante passo em sua história: a inserção de uma rádio na faixa de transmissão FM. Na terça-feira (26), foi instalada a antena de transmissão, uma das mais importantes etapas para o funcionamento da nova emissora. Com 4,20 metros de altura, a antena foi colocada sobre uma torre de 50 metros, localizada no bairro Caturrita, na região popularmente conhecida como “Morro das Antenas”. A previsão é que a nova rádio seja inaugurada até o final de novembro deste ano.

Ainda sem um nome definido, a emissora é um novo canal que a UFSM recebeu. Ela não será uma migração da frequência 800 AM – que permanece com funcionamento normal – mas sim um canal com total independência e grade de programação renovada. A FM permite uma maior qualidade na transmissão, uma vez que está menos sujeita a interferências e ruídos.

Entretanto, o alcance da emissora será menor. Segundo o técnico em eletrocomunicações Carlos Roberto Dornelles, contratado para a assistência técnica da Rádio Universidade e responsável pela instalação da nova antena, “a área de cobertura não é tão grande, pois essa é uma emissora que está dentro de uma classe educativa, que são classes de rádio de baixa potência.” Ela não será tão potente quanto a Rádio Universidade AM, que tem um raio de alcance de cerca de 100 km. Mesmo assim, por ter sua antena de transmissão em um local privilegiado e de grande altitude, terá um significativo alcance regional.

A atual coordenadora de Comunicação Social da UFSM, Carine Prevedello, e a diretora da Rádio Universidade, Rejane Miranda, explicam que a rádio FM é uma construção de várias gestões, e que precisou cumprir uma série de etapas, incluindo a compra de equipamentos, licitações para montagem da antena e de um novo estúdio e a liberação de licenças pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Para a operacionalização da nova rádio, um grupo com representação de técnicos e professores trabalha desde maio deste ano. A programação foi estruturada com base em uma pesquisa de audiência feita com a comunidade universitária.

A frequência definida é de 107.9 MHz e a potência em que trabalhará é de 3 kW. De forma simplificada, seu funcionamento se dará da seguinte forma: o sinal será gerado no estúdio da UFSM e enviado para a torre de transmissão, através de um link digital de sinal, que trabalha em frequência muito elevada. Depois, esse link passará o sinal para o transmissor, que o enviará para a antena. A partir da antena, os ouvintes poderão acompanhar a programação em suas casas, automóveis, locais de trabalho e também aparelhos celulares.

Características técnicas – A antena foi produzida no Brasil pela Ideal Antenas. É feita de latão banhado em prata e também foi pintada, para evitar a corrosão. É uma antena anel, que possui dois elementos. Foi escolhida em razão de proporcionar uma boa cobertura regional, apropriada para locais como Santa Maria, com a antena instalada em um morro elevado, transmitindo para a cidade bem abaixo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. A faixa AM está com os dias contados. A FM é só uma questão de tempo.

    Está aí um gasto público extremamente questionável, não só pelos escassos recursos públicos ora notáveis, como pela mudança de base tecnológica inexorável na área.

    O mundo se digitaliza na velocidade de um foguete sideral, todos têm smartphone, até os pobres, mas alguém decidiu colocar na conta a instalação de uma antena de rádio do tempo do século XX. O padrão hoje já é acessar toda rádio do mundo pela internet, a um custo de geração e de manutenção absurdamente baixos. E essa? A sociedade ainda vai ter de pagar a conta de energia. Numa academia se esperaria uma visão de investimento mais “antenada” com os tempos.

  2. E o aúdio da TV Campus que vira e mexe parece um filme de kung-fu feito em Hong Kong na década de 70? Pessoa começa a falar e o som sai meia hora depois…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo