Educação

CPERS. Educadores entrarão outubro em greve

Ato Público Unificado em Defesa da Educação e dos Direitos percorreu as ruas do Centro de Santa Maria, nessa quinta. Foto Maiquel Rosauro

Por Maiquel Rosauro

29 de setembro é o último dia útil do mês. Nesta data, quando é realizado o pagamento dos servidores estaduais, o CPERS/Sindicato marcou uma nova assembleia geral em Porto Alegre. Como o Estado já adiantou em reunião com a categoria que o próximo vencimento será, novamente, parcelado, é seguro garantir que os educadores estaduais entrarão outubro em greve.

“A assembleia do dia 29 tem por objetivo deixar nosso movimento ainda mais forte. Temos a informação de que a primeira parcela do vencimento de setembro pode ser menor do que os R$ 350 pagos em agosto”, sinaliza o diretor geral do 2º Núcleo, Rafael Torres.

Uma grande delegação de Santa Maria promete se juntar aos educadores de todo o Estado na assembleia que ocorrerá em uma semana. O local já está definido, será no Gigantinho, com primeira chamada às 8h30min e segunda às 9h. Logo após, um ato unificado com outras categorias de servidores estaduais irá ocorrer no Largo Glênio Peres.

Uma prévia do que irá ocorrer na Capital na próxima sexta foi realizado nessa quinta (21), em Santa Maria. A Praça Saldanha Marinho foi ocupada pelos educadores desde o início da tarde.

As atividades começaram com uma Plenária Regional que marcou o início da Caravana do CPERS pelo interior. Educadores e estudantes do 4º Núcleo – Cachoeira do Sul, 18º Núcleo – Santa Cruz do Sul e 41º Núcleo – São Gabriel estiveram presentes. Durante o ato, o descaso com a educação pública foi denunciado por professores, funcionários de escolas e alunos.

Estudantes também participaram do ato nessa quinta. Foto Maiquel Rosauro

No fim da tarde, representantes da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm), da Associação dos Servidores da UFSM (Assufsm), do Diretório Central dos Estudantes da UFSM (DCE/UFSM), do Levante Popular da Juventude e de vários sindicatos de Santa Maria somaram-se ao Ato Público Unificado em Defesa da Educação e dos Direitos. Foi realizada uma caminhada que percorreu algumas das principais ruas do Centro de Santa Maria.

Os participantes portavam bandeiras, faixas e cartazes no qual denunciavam a insatisfação com o governo de José Ivo Sartori (PMDB) e também com as reformas promovidas pelo presidente Michel Temer (PMDB). Em diversos momentos, a multidão bradou a uma só voz “Fora Temer” e “Fora Sartori”.

“Nos próximos dias, vamos intensificar as visitas nas escolas. O movimento só cresce e vamos continuar pressionando o governador contra a política de parcelamento de salários”, afirma Torres.

A greve teve início em 5 de setembro. Na região do 2º Núcleo, cerca de 80% dos educadores estaduais aderiram à paralisação.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo