DestaqueEsporte

ESPORTE. Ex-secretário municipal assume a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem

Giacomini tem sua trajetória ligada ao handebol. Em Santa Maria, ele já atuou como secretário municipal de esporte e lazer. Foto Clery Lima

Por Maiquel Rosauro

O professor Luiz Celso Giacomini, 68 anos, é o novo secretário da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Sua nomeação foi publicada nesta sexta-feira (8), no Diário Oficial da União. Ele é natural de Formigueiro e formado em Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na instituição ele ainda obteve o mestrado em Ciência do Movimento Humano e lecionou por 27 anos, entre 1973 e 2000.

Giacomini assume no lugar de Rogério Sampaio, que, após comandar a ABCD por um ano, foi nomeado, no início de julho, como secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. À assessoria de imprensa do Ministério do Esporte, o professor disse que se sente lisonjeado pela indicação do ministro Leonardo Picciani (PMDB-RJ) e que pretende dar continuidade ao trabalho iniciado por Rogério Sampaio.

“Nosso objetivo é dar sequência ao trabalho, procurando aprimorar todos os compromissos da ABCD junto à Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês) e ao Código Mundial Antidopagem, sempre em consonância com as diretrizes do Ministério do Esporte e do governo brasileiro”, destacou o novo secretário.

No Ministério do Esporte, Giacomini já ocupou o cargo de diretor do Departamento Nacional de Desenvolvimento e Tecnologia, em 2001, e secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Esportes, em 2002. Ele também já atuou como representante do Brasil no Conselho Sul-Americano de Desportos (Consude) e na Associação Mundial Antidopagem por dois anos, entre 2001 e 2002.

Ele ficou conhecido na década de 1980 por comandar a seleção brasileira masculina de handebol júnior e adulto. Com o time principal, conquistou títulos sul-americanos e, em campeonatos pan-americanos, classificou o Brasil para os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e de Atlanta, em 1996. Contudo, não comandou a seleção durante as Olimpíadas. No handebol, ganhou mais de 60 títulos em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Em Santa Maria, Giacomini atuou como secretário municipal de esporte e Lazer de Santa Maria, no governo Valdeci Oliveira (PT) e também foi presidente da Associação Desportiva da UFSM. Em nível estadual, já esteve à frente da Federação Gaúcha de Handebol e da Fundação de Esporte e Lazer (Fundergs).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo