ESTADO. Governo Sartori corta o ponto e acusa grevistas de descompromisso com a educação
Por Maiquel Rosauro
No dia em que cerca de 10 mil pessoas participaram da assembleia geral do CPERS/Sindicato, no Gigantinho, em Porto Alegre, o governo Sartori divulgou uma nota oficial avisando que cortará o pontos dos grevistas. Os educadores decidiram continuar com a paralisação iniciada em 5 de setembro e ainda prometem fortalecer o movimento.
Confira abaixo a nota divulgada pelo Piratini na tarde desta sexta (29):
NOTA OFICIAL
Decisão de cortar ponto de grevistas atende interesse público
Hoje, dia 29 de setembro, 47% dos servidores da Educação já receberam seus salários integralmente. Até o dia 11 de outubro, praticamente todos estarão quitados, assim como ocorre com a maioria dos trabalhadores em geral. Mesmo assim, com o apoio irresponsável da oposição, o Cpers decidiu manter a greve por período indeterminado.
Não chegamos a esta crise por vontade do atual governo. E para sair dela, precisamos de responsabilidade política e financeira, não de populismo e demagogia. Estamos fazendo todos os esforços para recuperar os serviços públicos e normalizar o pagamento dos servidores. O governo sempre manteve o diálogo e, nesta semana, anunciou o pagamento prioritário a quem ganha menos e a indenização pelos dias de atraso.
Alertamos a população para a tentativa de gerar tensão social, comandada justamente pelos atores políticos que agravaram a atual crise quando estavam no governo. Infelizmente, não estão preocupados com a educação, mas com seus próprios objetivos eleitorais.
Em virtude disso, tendo em vista o interesse público, não resta outra alternativa senão o corte do ponto dos grevistas. Conclamamos os professores a manter as aulas. Pedimos a colaboração dos pais e da comunidade escolar. A responsabilidade pela preservação do ano letivo é compartilhada por toda a sociedade. O governo do Estado segue aberto ao diálogo.
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
E que tal “baixar o santo” da realidade e exigirem da Assembleia a aprovação de medidas para o acerto das contas? O acerto das contas públicas não vai cair do céu.
Esse governo não tem como acertar as contas se vocês e a Assembleia são contra.
Querem que o orçamento se acerte com milagre divino? Nunca vi gente tão teimosa em não agir para o bem próprio, para o óbvio. São sempre contra o óbvio e ainda acham que têm razão.
Ele pensa que somos touxa, até agora não fez nada para terminarmos a greve, só balela e conversa fiada, Nosso salário já é uma vergonha, pois éo mais baixo de tdas as ccategorias com curso superior.Vem com conversa fiada de indenizar os atrasos , sò Esquece de dizer que os juros são bem abaixo do que nos é cobrado, quer mudar a data de pagamento para legalizar os atrasos; pode isso? acha que somos trouxas.