Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Tragédia

KISS. Seminário “Um Memorial para Santa Maria” começa nesta sexta (1º), no Salão de Atos da Unifra

Por Ana Bittencourt / Prefeitura de Santa Maria

Começa, nesta sexta-feira (1º), no Salão de Atos da Unifra, o seminário “Um Memorial para Santa Maria”. Promovido pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), a atividade busca proporcionar aos santa-marienses um espaço de diálogo e discussão sobre o que se pretende construir no local onde funcionava a Boate Kiss, na Rua dos Andradas. O seminário integra a campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da casa noturna e tem início às 18h30min (veja a programação abaixo).

Durante o evento, organizado pela Prefeitura e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), serão definidas as diretrizes para a elaboração de um Termo de Referência. O documento terá a função de orientar os profissionais participantes do Concurso Público Nacional de Arquitetura, responsável por escolher o projeto para a construção do Memorial às Vítimas da Kiss. A previsão é que o certame seja lançado em 12 de outubro.

Para o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o seminário é a oportunidade de unir os santa-marienses, o Poder Público e a AVTSM na tentativa de ressignificar a tragédia.

“O seminário é o momento que a sociedade e, principalmente, a Associação vai nos dizer o que deve ser feito naquele local. Estamos construindo um projeto a vários mãos. Demos o primeiro passo com a desapropriação do prédio, já lançamos a plataforma de captação de recursos e, agora, começaremos a definir o destino daquela área. E eu não tenho dúvida que será um espaço de homenagem, um espaço de vida, um espaço de reflexão, para que nunca esqueçamos e, principalmente, para que nunca mais aconteça o que aconteceu aqui na noite mais triste que nossa cidade já viveu”, destacou o chefe do Executivo

De acordo com o arquiteto e coordenador do seminário, Tiago Holzmann da Silva, a atividade desta sexta é aberta a todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a tragédia. Além da palestra “O que é um Memorial?”, serão apresentados projetos e exemplos de memoriais existentes em outros países, como o “Memorial 11 de Setembro”, construído em homenagem aos 2.983 mortos nos ataques em Nova York, e o “Memorial Del 27F”, erguido na cidade de Concepción para lembrar as 551 vítimas de um terremoto seguido de tsnunami que atingiu a costa do Chile em 2010.

“A ideia é explicar as características de memoriais do mundo inteiro para que sirvam de base de informação para os familiares. Mas também vamos promover uma apresentação pública sobre o Memorial às Vítimas da Kiss em Santa Maria”, afirma Tiago.

A atividade terá transmissão ao vivo pela internet. Ainda, no Salão de Atos da Unifra, haverá computadores disponíveis para quem desejar contribuir com a campanha de financiamento coletivo por meio do site www.juntos.com.vc/memorialkiss.

Familiares participam de oficinas
No sábado (02), das 9h às 17h, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM (Rua Floriano Peixoto, nº 1.184, prédio da antiga Reitoria), em uma atividade restrita aos familiares de vítimas e sobreviventes e coordenada pela socióloga Eliete Gomes, serão discutidos conceitos, atividades, espaços e usos do futuro Memorial.

Desse encontro devem ser identificadas e aprovadas as premissas do projeto a fim de pautar os profissionais participantes do Concurso Público Nacional de Arquitetura.

Para o psicanalista e integrante do Acolhe Saúde – serviço criado para atender familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia – de 2013 a 2016, Volnei Dassoler, a importância do Memorial para a cidade pode ser entendida como mais um recurso de elaboração dos efeitos traumáticos pelos quais Santa Maria passou e poderá simbolizar um laço vivo entre passado e futuro.

“A construção do Memorial favorece a própria noção de cidadania através da restituição da dimensão coletiva e pública desse acontecimento que, aos poucos, parece estar se perdendo. O Memorial pode ser visto como uma cicatriz que nos lembrará do que nos aconteceu, mas também nos mostra o processo de cura que estamos fazendo”, afirma Volnei.

Programação do seminário
Sexta-feira – 1º de setembro:
18h30min: Cadastramento
19h: Abertura com AVTSM, Prefeitura e IAB-RS.
19h10min: Palestra “O que é um memorial?”
19h30min: Memoriais pelo Mundo: apresentação de exemplos de memoriais no mundo inteiro
20h30min: Debate
21h: Encerramento
Local: Salão de Atos da Unifra (Rua dos Andradas, nº 1.614, Conjunto I – 4º andar)

Sábado – 02 de setembro:
Das 9h às 17h: Oficinas participativas para familiares
Local: Auditório do CCSH (Rua Floriano Peixoto, nº 1.184 – prédio da antiga Reitoria)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo