Cultura

QUEERMUSEU. Vereador santa-mariense repudia a polêmica exposição que foi cancelada em Porto Alegre

“Criança viada travesti da lambada e Criança viada deusa das águas”, da artista Bia Leite está entre as obras criticadas. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

O vereador Alexandre Vargas (PRB) repudiou a exposição Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, na sessão da Câmara dessa quinta-feira (14), realizada no Departamento Tradicionalista Querência da Medianeira. Para o parlamentar, a mostra é ofensiva à família e a Jesus Cristo.

Vargas (à esquerda) criticou a exposição e também o dinheiro público investido na mostra. Foto Maiquel Rosauro

“Foi feito um investimento público de R$ 800 mil para pagar essa vergonha. A exposição mostrava imagens de zoofilia e de sexo entre dois homens e uma mulher”, relata o vereador.

A mostra estava em exibição no Santander Cultural, em Porto Alegre, e reunia 270 trabalhos de 85 artistas que abordavam a temática LGBT. Todavia, o banco decidiu pelo encerramento após uma forte campanha de repúdio liderada pelo Movimento Brasil Livre (MBL), que acusava a exposição de pedofilia, zoofilia e por promover a sexualização de crianças.

A curadoria era de Gaudêncio Fidelis – curador-chefe da 10ª Bienal do Mercosul, em 2015 – e percorria o período histórico de meados do século XX até os dias atuais. Estavam expostas obras de artistas consagrados, como Adriana Varejão, Cândido Portinari, Fernando Baril, Hudinilson Jr., Lygia Clark, Leonilson e Yuri Firmesa.

Cruzando Jesus Cristo com o Deus Schiva, obra de Fernando Baril. Foto Divulgação

“Olha esse absurdo, “criança viada”, o que querem transmitir com isso?”, indaga o vereador sobre a obra “Criança viada travesti da lambada e Criança viada deusa das águas”, da artista Bia Leite.

Vargas também fez duras críticas à obra “Cruzando Jesus Cristo Deus Schiva”, de Fernando Baril. Segundo ele, a imagem é um desrespeito aos cristãos por cruzá-la com o deus Schiva e com vários objetos de consumo.

A exposição foi viabilizada pela captação de R$ 850.560 mil por meio da Lei Rouanet. A mostra entrou em cartaz no dia 15 de agosto e seguiria até 8 de outubro. Contudo, foi encerrada pelo Santander no último domingo (10).

Cena de Interior II, obra de Adriana Varejão. Foto Divulgação

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Gostaria de saber quantas exposições de arte o vereador frequentou nos últimos tempos? Não lembro de ter visto o ilustre parlamentar frequentando nem o MASM, que espero, saiba que existe. Então, senhor, conheça, procure, se informe, estude, leia, olhe, pergunte, antes de sair repetindo besteira.

  2. Era muito interessante uma página no feicebúqui chamada “Criança Viada”. Trazia fotos de infância, geralmente meninos, roubando a cena em poses que seriam classificadas como efeminadas pelos mais conservadores. Ou “dando close ou pinta” para os mais liberais. Fazia refletir através do humor a respeito de como as sociedades elaboram os estereótipos de gênero e sexualidade. A página deve ter sido deletada também, afinal fazia pensar e “problematizar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo