HistóriaJornalismoSanta Maria

A PAIXÃO POR UMA CIDADE (14). Tiago Machado e a dificuldade de entristecer em Santa Maria

Por LICIANE BRUN (texto), com foto de arquivo pessoal

Tiago Machado: a qualquer chegada, o coração palpita

Foram sete cidades que habitaram o jornalista Tiago Senandes Silva Machado, de 32 anos. E mesmo passando por capitais como Florianópolis e Porto Alegre, o santa-mariense não titubeia ao externar a preferência pela terra natal. Tiago nasceu em Santa Maria, mas só veio residir na cidade na adolescência, aos 15 anos. Antes disso morou fora do estado, em função do trabalho do pai. Quando voltou a Santa Maria, “foi paixão de cara”, define.

“Me chamou muito a atenção ao caminhar pelo centro e ver pessoas das mais distintas idades, carregando pastinhas de estudo. Isso não era comum nas cidades onde havia morado”, relata. Tiago prestou vestibular na UFSM e formou-se em Jornalismo em 2000. Para ele, Santa Maria é uma grande escola na área. O jornalista lembra que grandes profissionais da imprensa brasileira e gaúcha são egressos de Santa Maria.

Ao fazer um comparativo com as outras cidades onde morou, Tiago é enfático: acredita que a principal diferença é que os santa-marienses recebem as pessoas de uma maneira quente, humana e calorosa. E agrega um adjetivo principal à cidade: “sempre digo que devem existir cidades tão boas para morar quanto Santa Maria, mas para estudar, não. Nesse ponto, Santa Maria é imbatível”.

Para Tiago, a cidade precisa ser mais defendida e valorizada pelos santa-marienses. Acrescenta: “diria que é difícil alguém entristecer em Santa Maria”. E, levando em conta a contribuição da cidade para sua formação profissional e o carinho que tem pela terra natal, admite: “sou apaixonado confesso por Santa Maria. Tanto que quando fico alguns dias fora e retorno para cá, o coração sempre palpita quando começo a me aproximar da Base Aérea ou do viaduto da Garganta do Diabo. É incrível, inexplicável, mas acontece sempre”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo