DestaqueSanta Maria

CIDADE. Governança do Distrito Criativo tem a 1ª reunião e define integrantes dos comitês de gestão

Encontro nesta quarta-feira aprovou participação nos quatro grupos criados

Representantes das entidades que fazem parte da Governança se encontraram na tarde desta quarta-feira (11), na UFN

Por Rafael Favero (texto e foto) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (11) no Espaço Coworking da Universidade Franciscana (UFN), no Bairro Centro, foram definidas as instituições que irão compor cada um dos comitês de governança do Distrito Criativo Centro-Gare.

O encontro foi liderado pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo e contou com a participação da maioria das 20 instituições ligadas diretamente à gestão da iniciativa. A governança coordenará as ações de revitalização da região central de Santa Maria por meio da economia criativa e da valorização do patrimônio histórico. 

Antes de questionar cada instituição sobre qual comitê gostariam de fazer parte, o vice-prefeito relembrou o propósito do Distrito Criativo Centro-Gare e os objetivos estratégicos de cada uma das dimensões do projeto. 

“É uma oportunidade para fazermos uma virada de chave. A relevância que a iniciativa do Distrito Criativo tem está na participação de cada entidade. Não podemos esmorecer ou desistir. É um legado que vamos deixar para a cidade, a mudança de uma região importante. Temos que nos unir para termos uma cidade criativa, inteligente e melhor para se viver”, explicou Decimo. 

Agora, os comitês irão se reunir de forma separada, além das reuniões com o grupo maior. A intenção é que eles debatam soluções específicas para os objetivos estratégicos do Plano de Ação do Distrito Criativo Centro-Gare. 

“Pelos representantes que estão aqui, este projeto é confiável. Dá para acreditar em cada um de nós”, afirmou a reitora da UFN, Iraní Rupolo, anfitriã da reunião. 

COMITÊS DA GOVERNANÇA DO DISTRITO CRIATIVO CENTRO-GARE

Comitê de ambiente natural e construído – Gabinete do Vice-prefeito, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), Associação dos Moradores da Vila Belga, Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi) e Coletivo Memória Ativa

Comitê de governança e políticas públicas – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi), Instituto de Planejamento (Iplan), Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) e Sindilojas

Comitê de economia criativa – Secretaria Municipal de Cultura, Vila Belga Empreende, Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo (Ahturr), Sicredi, Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Atelier da Gare e Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de Informação 

Comitê de identidade e recursos culturais – UFN, Pró-reitoria de Extensão da UFSM, Amigos da Gare, Theatro Treze de Maio, Arquidiocese de Santa Maria e Associação dos Moradores da Vila Belga.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo