EDUCAÇÃO. CPERS e governo dialogam nesta terça

EDUCAÇÃO. CPERS e governo dialogam nesta terça - CPERS-Centro-de-SM-1024x644

Greve iniciada em 5 de setembro segue sem prazo de finalização. Foto Maiquel Rosauro / Arquivo

Por Maiquel Rosauro

A greve dos educadores estaduais iniciada em 5 de setembro chega a mais um momento decisivo nesta terça-feira (10). A partir das 9h, a direção do CPERS/Sindicato irá se reunir com representantes do governo do Estado na Secretaria da Educação, no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre.

O encontro foi solicitado pela direção do CPERS e o governo confirmou a participação do chefe da Casa Civil, Fábio Branco, e da secretária adjunta da Educação, Iara Wortmann.

Os educadores pedem o fim do parcelamento e atraso de salários para finalizar a greve, além da retirada de PECs e PLs da Assembleia que retiram direitos da categoria e a também a garantia de que nenhum grevista será punido.

Na Justiça, em duas ocasiões, o CPERS levou a melhor e a greve ganhou legitimidade perante a categoria. O Sindicato conquistou liminares impedindo o corte do ponto dos grevistas e também contra a decisão do Piratini em demitir professores contratados que estão em greve.

As duas derrotas fizeram o governo recuar. Na quinta (5), no Facebook, o secretário de Educação, Ronald Krummenauer, postou um vídeo apelando pelo retorno às aulas. Ele também admitiu que governo voltou atrás em sua decisão e não irá demitir os professores com contratos temporários após o fim da greve.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *