Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Política

ELEIÇÕES. Objetivo é que em 2018 todos os eleitores do Rio Grande já sejam identificados por suas digitais

Em 368 municípios, o recadastramento foi concluído. Em Santa Maria, embora já existam recadastrados, data ainda não foi definida

Do portal do jornal CORREIO DO POVO, com foto de Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) gaúcho prevê que, pela primeira vez, a identificação dos eleitores por biometria será utilizada em todos os 497 municípios do Estado nas próximas eleições. Para isso, cumpre um cronograma que se estende até o dia 9 de maio de 2018, quando faltarão 150 dias para a data da votação. O eleitor que não fizer o cadastramento até este prazo, não poderá participar do pleito.

Havia uma previsão inicial de que o recadastramento fosse concluído, em todo o Estado, para as eleições de 2022. Segundo informações do gerente do Projeto de Identificação Biométrica no TRE, Martinho Marchi, no entanto, as metas estão sendo superadas.

Em 368 municípios gaúchos, o recadastramento foi concluído. Nessas localidades, quem não cadastrou suas digitais deve ter o título cancelado até que regularize a situação. Para fazer isso sem pagar multa, basta comparecer ao cartório eleitoral mais próximo levando documento de identificação, preferencialmente com foto, e comprovante recente de residência até 9 de maio do próximo ano. A partir daí, o cadastramento ficará suspenso até 2019, e a regularização será feita mediante o pagamento de multa.

Em 58 municípios, o prazo de cadastramento biométrico está aberto. Em três deles, Cruzeiro do Sul, Flores da Cunha e Ronda Alta, a data final é 11 de outubro. O TRE ainda deve definir os prazos para eleitores de outros 71 municípios, entre eles Porto Alegre.

Desde outubro de 2015, em todos os municípios do Estado, o eleitor que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus dados ou mudar o domicílio, tem seus dados biométricos coletados. Na Capital, por exemplo, a coleta de impressões digitais já está sendo feita nos cartórios.

Veja o arquivo: Municípios gaúchos com recadastramento concluído
Veja o arquivo: Municípios com cadastramento em andamento
Veja o arquivo: Municípios que aguardam cadastramento biométrico

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Espera-se que os burocratas não coloquem dois ou três funcionários para atender a população: filas quilométricas e o “povo” se lascando (como sempre).

  2. Sem falar que parece treta. “Anteciparam” o recadastramento justamente nas grandes cidades. Se der errado, muita gente pode ficar sem votar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo