Política

LUNETA ELETRÔNICA. Chapecó, Brasília, escrituras das Cohabs, violência obstétrica e convenção do PDT

Valdir, Guerra e Mortari conheceram o funcionamento dos dois Restaurantes Populares de Chapecó. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

* Os vereadores Valdir Oliveira (PT), Luciano Guerra (PT) e Marion Mortari (PSD) estiveram na quarta-feira (4) em Chapecó-SC para conhecer a gestão, estrutura e funcionamento de dois Restaurantes Populares. Chapecó oferece uma média de 1,5 mil refeições diárias pelo valor de R$ 3 nas duas unidades.

* Os vereadores foram recebidos pela secretária de Assistência Social, Ulda Baldissera, e pelo secretário de Saúde, Nédio Luiz Conci, e pelas equipes das pastas, que mostraram todos os programas realizados no município.

* Além dos restaurantes, a cidade também possui Cozinha Comunitária, que serve cerca de 180 refeições diárias por R$ 9,90, e um Banco de Alimentos, que trabalha com agricultores familiares, no combate ao desperdício de comida e produz alimentos e lanches para os usuários atendidos na rede de assistência social.

Senador Paulo Paim (PT) e Bolinha. Foto Divulgação

* Todos os subsídios da visita da comitiva serão encaminhados ao Consea e à Prefeitura. O Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter, localizado nos fundos da Prefeitura de Santa Maria, está fechado há 572 dias.

* O vereador Adelar Vargas – Bolinha (PMDB) esteve em Brasília, na quarta, onde visitou gabinetes de deputados e senadores gaúchos. Ele buscou recursos para infraestrutura e construção de um Centro de Convivência para o Idoso.

* “Como membro da Frente Parlamentar de Apoio às Instituições de Ensino, também solicitei, juntamente com o reitor Paulo Burmann, aos senadores e deputados federais do Rio Grande do Sul que todos intercedam junto ao governo Federal sobre os cortes no orçamento UFSM”, disse Bolinha.

Entrega do projeto que deve beneficiar milhares de famílias que moram em Cohabs de Santa Maria. Foto Divulgação

* O vereador Jorge Trindade (Jorjão) acompanhava Bolinha na viagem, mas precisou retornar com urgência a Santa Maria devido à morte de sua mãe, dona Eny Trindade Soares.

* A Prefeitura entregou na Câmara, nessa quinta (6), o Projeto de Lei 8568/2017, que autoriza o Executivo a conceder isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (TVI), na primeira transmissão da propriedade dos imóveis financiados pela extinta Companhia de Habitação do Estado (Cohab/RS).

* O benefício de isenção terá vigência de 12 meses, a partir da publicação da lei. Todavia, a isenção só poderá ser concedida se o proprietário não possuir outro imóvel.

* Para ter direito a isenção, o proprietário terá que apresentar a Certidão Negativa do Registro do Imóvel.

Protesto contra a Violência Obstétrica em Santa Maria. Foto Divulgação

* No Facebook, os vereadores Alexandre Vargas (PRB) e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) demonstraram ser favoráveis ao projeto. A previsão é de que cerca de 3 mil escrituras recebam a isenção nas Cohabs Fernando Ferrari, Kennedy e Santa Marta.

* O final da tarde de quinta foi marcada por protesto do Movimento Mães na Luta Contra a Violência Obstétrica, que percorreu ruas centrais de Santa Maria.

* O ato teve por objetivo denunciar a violência e morte de mulheres e bebês em Santa Maria.

Jairo Jorge, Ciro Gomes e Barbudinho. Foto Divulgação

* Em Porto Alegre, na noite dessa quinta, o PDT/RS realizou sua pré-convenção e homologou o nome de Jairo Jorge, ex-prefeito de Canoas, como pré-candidato ao Palácio Piratini.

* O evento foi especial para um santa-mariense em particular. O suplente de vereador Luiz Henrique Oliveira – Barbudinho, que mês passado deixou o PT, teve sua ficha de filiação ao PDT abonada pelo presidenciável Ciro Gomes, pelo presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, pelo deputado federal Pompeo de Mattos e por Jairo Jorge.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. ITBI é baixo, mas mesmo assim tem gente que transfere o imóvel com contrato de gaveta. No Brasil não é incomum encontrar imóveis com muitas “transferências” feitas desta forma. Também se encontra casos onde não quitaram a previdência, não tem “habite-se” e o imóvel está lá pelo quinto dono. Na prática a teoria é diferente.
    PDT virou o pilar da ponte mesmo.
    Os caras gastam dinheiro público para olhar panelas em Chapecó e acham bonito ainda por cima. Santa Maria está exportando muitos cérebros. Deviam mandar os corpos junto.

  2. Já que estavam lá por Chapecó, a comitiva dos três vereadores , resolveu dar uma esticadinha ali em Aparecida do Norte. Arregaçaram as manguinhas dos seus imaculados paletós e se bandearam para o lado da Santa.Com as mentes cheias de”subsídios” recolhidos, a fé inabalável que remove montanhas, mais a ajudinha divina, prometeram que até 2020 esse restaurante estará aberto,. “Esse restaurant vai ser tão bom que vai para o guia Michelin” Brindou o sofisticadoMortari. “Três estrelas “arrematou o exibido Luciano. Salute, Don Ivô. Uiii…

  3. A Câmara de Vereadores é irresponsável. O orçamento da cidade diminuindo e ela dando isenção de imposto!
    Ao invés de reduzir, deveriam aumentar a alíquota. É ridículo pagar, no máximo, 2,15% de ITBI, num município com orçamento curto e que tem que fazer frente a diversas demandas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo