Política

PLEBISUL. Mais de mil santa-marienses votam “sim” à separação de PR, SC e RS. Até vereador é favorável

Números finais do plebiscito informal realizado sábado (7), em Santa Maria. Foto Reprodução

Por Maiquel Rosauro

O movimento separatista “O Sul é o Meu País” realizou uma consulta informal, sábado (7), em centenas de municípios sulistas. Em Santa Maria, nove urnas seriam usadas no plebiscito, chamado de Plebisul. Porém, segundo dados dos organizadores, apenas quatro urnas foram ativadas.

No final da noite desse domingo, 100% dos dados da votação na cidade já haviam sido computados. No total, 1.076 (96,50%) santa-marienses disseram “sim” para a pergunta “Você quer que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. Outros 39 (3,50%) votaram não, totalizando 1.115 eleitores.

Uma das pessoas que votou “sim” em Santa Maria foi o vereador Juliano Soares – Juba (PSDB). Na convenção do seu partido, realizada sábado, na Câmara de Vereadores, o tucano apareceu no Plenário com o dedo indicador direito pintado na cor azul. O sinal era uma forma de identificar os eleitores do plebiscito para que ninguém votasse duas vezes.

“Votei sim porque 70% das nossas riquezas vão lá para cima. Para consertar a política nacional, temos que recomeçar do zero. Claro que perderíamos o cacau, mas ao menos manteríamos o charque”, reflete Juba.

A previsão dos organizadores era de que entre 1 milhão e 2 milhões de pessoas participassem da consulta. Porém, até as 23h59min de domingo, 85,33% das urnas haviam sido lançadas (1.378 de 1.615) com 340.422 votos. No total, 327.220 (96,12%) pessoas haviam dito sim e 13.202 (3,88%) eram contrárias à separação do Sul. A previsão é de que o número final chegue perto dos 500 mil votos.

Embora o número de votantes tenha desapontado, o presidente do movimento, Celso Deucher postou um vídeo no Facebook, no domingo, avaliando o Plebisul. Segundo ele, o principal problema para a meta de votos não ter sido alcançada foi o fato de o movimento ter sacrificado a consulta, a fim de favorecer o projeto de lei de iniciativa popular que propõe um plebiscito oficial junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Tivemos a maior vitória de todos os tempos. Ontem (sábado) nós chegamos, em um único dia, a quase 300 mil assinaturas do projeto de lei de inciativa popular”, disse Deucher.

Agora, o objetivo do movimento é ingressar com a proposta nas Assembleias Legislativas de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para depois realizar um plebiscito oficial consultando paranaenses, catarinenses e gaúchos quanto à separação dos três Estados do resto do Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo