Quem tem de pagar agora é quem processou mãe de vítima da tragédia da Kiss – por Luiz Roese
Como é de praxe, o juiz Michel Martins Anjona, de Santa Maria, intimou os autores da ação judicial contra uma mãe de vítima da tragédia da Boate Kiss, que venceu na Justiça, agora, a pagarem os custos processuais e os honorários advocatícios da advogada da ré. Que ironia, não? Não sei quanto é, mas, certamente, é um valor menor do que o que pediam de indenização para a mãe os autores da ação.
Para recordar: Irá Mourão Beuren, conhecida como Marta, respondia a processo cível, na 3ª Vara Cível de Santa Maria. Mãe de Silvio Beuren Junior, o Silvinho, que morreu na tragédia da Boate Kiss aos 31 anos, Marta respondia por injúria, difamação e falsidade ideológica. Ela foi processada pelo advogado e promotor aposentado João Marcos Adede y Castro e pelo filho dele, o advogado Ricardo Luís Schultz Adede Y Castro. O processo foi instaurado devido a um artigo publicado no jornal Diário de Santa Maria, de autoria de Irá.
Os autores do processo alegaram que o texto opinativo, de autoria de Irá — ela assinou o artigo com seu nome Marta, como amplamente é conhecida —teria sido ofensivo e calunioso, além de defenderem que o fato de ela ter usado um nome diferente “é uma clara tentativa de se esconder”. A publicação foi feita em 6 de maio de 2015.
Nesse processo cível, a acusação pedia uma reparação financeira da mãe, o chamado dano moral, e que a sentença fosse publicada nos mesmos meios em que saiu o artigo que originou a ação, o Diário de Santa Maria e o Facebook. A ré foi defendida pela advogada Patrícia Michelon.
Em 31 de julho deste ano, o juiz Carlos Alberto Ely Fontela, da 3ª Vara Cível de Santa Maria, julgou improcedentes os pedidos da acusação e inocentou a mãe.
Empresa sofre sanção do Hospital de Brigada por não pagar
No final de setembro, critiquei o Hospital da Brigada Militar, em Santa Maria, por terceirizar quase todos os seus serviços, com a contratação de empresas, muitas vezes de forma emergencial. Nesta semana, de acordo com o Diário Oficial do Estado, uma dessas tantas empresas, a Conplan, sofreu uma sanção administrativa “por deixar de pagar as taxas de concessão de uso do remunerado de espaço físico do Setor de Imagem” desde abril de 2017. Além da impessoalidade para os pacientes, também dá nisso.
Suspensa licitação da prefeitura para comprar veículos
Não sei exatamente o motivo, mas durou muito pouco a licitação da prefeitura de Santa Maria a aquisição de veículos para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A abertura estava marcada para 25 de outubro, mas foi suspensa por tempo indeterminado.
A crise bateu à porta da Casa de Saúde: Estado não paga direito, e salários são parcelados
Quem diria. Os funcionários da Casa de Saúde, assim como os servidores do Estado, estão recebendo os salários de forma parcelada. Isso inclui quem trabalha na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), que fica do lado da Casa de Saúde e também é administrada pela Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas). O constante atraso nos repasses do governo do Estado complicou a situação.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.