Santa Maria

TEMPORAL. José Ivo Sartori (PMDB) garante agilidade na homologação do decreto de emergência

Chefe do Executivo Municipal também pediu apoio do Governo do Estado junto ao Ministério das Cidades. Foto Dani Barcellos

Por Mariana Fontana e Fernanda Gross

Buscando tornar mais rápido o reconhecimento, por parte do Governo Estadual, do decreto que coloca Santa Maria entre os municípios em situação de emergência em função do vendaval, o prefeito Jorge Pozzobom esteve, na tarde dessa terça-feira (24), em Porto Alegre. Na Capital, o chefe do Executivo Municipal entregou ao governador José Ivo Sartori uma cópia do documento, com o objetivo de agilizar os trâmites administrativos.

Na reunião, o governador Sartori afirmou ao prefeito Pozzobom que a Defesa Civil do Estado dará toda a agilidade ao processo de homologação do decreto de emergência do Município. Segundo ele, o trâmite deve ocorrer assim que todos os documentos referentes aos estragos registrados em Santa Maria forem enviados.

O prefeito Jorge Pozzobom garantiu que os documentos já estarão disponíveis nesta quarta-feira (25). Ele também solicitou o apoio do governador junto ao Ministério das Cidades, para viabilizar outras formas de auxiliar a população atingida pelo vendaval.

“Colocamos, no nosso decreto de emergência, a possibilidade de liberação do Cartão Reforma, que é um programa do Ministério das Cidades para que as famílias possam reestruturar suas moradias. Pedi ao governador, uma vez que a proposta seja aprovada, a ampliação deste recurso para os outros 78 municípios atingidos pelos temporais. Estamos pensando em Santa Maria, mas sendo solidários também com as outras cidades afetadas”, destacou o prefeito Pozzobom.

Conforme o governador José Ivo Sartori, o Estado ajudará o Município no que for necessário.

“A documentação será analisada com rapidez pela Defesa Civil, assim como tem sido feito em todas as situações de emergência, para garantir a liberação dos recursos federais. Vamos ajudar no que for necessário”, ressaltou.

Também participaram da reunião, o coordenador executivo do Gabinete de Governança da Prefeitura de Santa Maria, Carlos Pippi Brisola; o secretário de Obras, Saneamento e Habitação do Estado, Fabiano Pereira; o chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Alexandre Martins; o chefe de gabinete do Governador, João Carlos Mocellin; e o subchefe da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Jarbas Ávila.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo