AssembleiaCidadaniaEducaçãoUFSM

CIDADANIA. Casos de racismo na UFSM viram tema para o debate também em Frente Parlamentar na AL

Iniciativas foram definidas durante reunião de Valdeci com aluno de Direito, uma das vítimas de manifestações de intolerância na UFSM

Por TIAGO MACHADO (com foto de Divulgação/AL), da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) acionou a estrutura da Assembleia Legislativa para apoiar o enfrentamento aos casos de racismo registrados recentemente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Conforme o deputado, na próxima quarta (6), uma comitiva de estudantes da UFSM, entre eles os que foram vítimas de ofensas de cunho racial, serão recebidos e ouvidos pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa, que é presidida pelo deputado Jeferson Fernandes.

Além de encaminhar as denúncias à CCDH, o grupo vai produzir um relatório acerca dos fatos ocorridos na universidade para ser encaminhado ao senador Paulo Paim, que trabalha o tema do combate ao racismo no Congresso Nacional. As iniciativas foram definidas durante uma reunião de Valdeci com o acadêmico do Curso de Direito da UFSM, Elisandro Ferreira, uma das vítimas de manifestações de intolerância ocorridas na universidade.

POLÍCIA FEDERAL – Outra providência que será tomada pelo deputado será a de se reunir, ainda nesta semana, com o delegado da Polícia Federal de Santa Maria, Getúlio de Vargas, para prestar apoio às investigações. “São fatos inadmissíveis, são fatos que estão completamente fora de sintonia com o ambiente de diversidade, de pluralidade e de respeito às diferenças que impera na UFSM e são fatos que merecem uma rigorosa investigação por parte das autoridades de segurança pública”, afirmou.

UFSM – Coordenador da Frente Parlamentar de Combate ao Racismo, à Homofobia e a outras formas de Discriminação, Valdeci também ressaltou as iniciativas tomadas pela UFSM. “Houve uma imediata ação da instituição, que, dentro das suas prerrogativas, instaurou um procedimento administrativo investigativo e está acompanhando toda investigação da Polícia Federal. Além disso, foi reforçado e ampliado um conjunto de medidas concretas de enfrentamento ao racismo a curto, médio e longo prazo”, destacou ele.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo