EstradasPrefeituraSanta Maria

CIDADE. Pozzobom reconhece problemas no Interior. E anuncia intenção de melhorar situação das estradas

Reunião no Gabinete de Governança, nesta quarta, com prefeito, vice, subprefeitos, secretário, vereadores e representantes da área rural

Por MARIANA FONTANA (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Seguindo o compromisso de trabalhar em conjunto com o Legislativo Municipal para buscar melhorias para a cidade, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin receberam, na tarde desta quarta-feira (29), membros da Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais da Câmara de Vereadores de Santa Maria e representantes de sindicados do Município ligados ao meio rural. Na oportunidade, o grupo tratou sobre as condições das estradas do Interior e de ações que possam ser efetivadas para promover melhorias nos distritos.

Estiveram presentes os vereadores Luciano Guerra, Marion Mortari, Alexandre Vargas, Adelar Vargas – Bolinha, Vanderlei Araújo e Jorge Trindade – Jorjão. Entre os sindicatos e associações, compareceram representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sindicato Rural, da Associação dos Arrozeiros e do Conselho de Desenvolvimento Rural. O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; o superintendente do Interior, Paulo Schuster; e os subprefeitos Antonio Poerscke, Roger Carvalho e José Machado também estiveram no encontro.

Na ocasião, o grupo destacou que o principal objetivo do encontro era pedir atenção para o Interior e construir, de maneira conjunta, um diálogo e soluções. Os representantes elencaram as principais dificuldades encontradas nos distritos, especialmente, a situação das estradas, quanto à necessidade de empedramento. O grupo pediu a liberação de pedreiras na região – para facilitar a retirada de pedras para o uso na estrada –, além do uso de maquinário nas estradas e roçadas.

Na oportunidade, o prefeito Pozzobom e o vice Cechin ressaltaram que conhecem os problemas enfrentados pelas comunidades e que já estão trabalhando no intuito de atender as reivindicações. Pozzobom elencou as melhorias já realizadas, como a recuperação de 16 pontes em 10 meses, a colocação de 1,5 mil cargas de pedras nas estradas, a recuperação de quase mil quilômetros das vias, a instalação de 40 novos bueiros, entre outras ações. O chefe do Executivo ressaltou ainda que, quanto ao uso das pedreiras, a Prefeitura enfrenta dificuldades devido à necessidade de uma licença ambiental que autorize o uso. No entanto, Pozzobom afirmou que as pedreiras de Boca do Monte e de Arroio Grande já estão com processos encaminhados.

Ainda, o prefeito apresentou ao grupo o levantamento realizado neste ano, detalhando que há 1,2 mil quilômetros de estradas do Interior, sendo que 276 trechos são considerados críticos e necessitam de intervenção. O prefeito ressaltou que precisa de R$ 10 milhões para resolver o problema.

“Já sabemos onde está o problema, quais são os trechos críticos e o que temos que fazer. Mas, para isso, eu preciso de dinheiro. Temos todo o planejamento pronto e vou começar a trabalhar assim que tiver os recursos na mão. Não posso governar com irresponsabilidade, porque, em 2020, eu posso não estar mais aqui, mas a cidade e a comunidade continuam”, enfatizou o prefeito, destacando também que destinou, no Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2018, uma rubrica específica, no valor de R$ 1 milhão, para as estradas do Interior.

“Sabemos que o interior não está bem, conhecemos as dificuldades de vocês, e estamos trabalhando, com planejamento, para resolver esses problemas”, ressaltou Cechin.

No encontro, os vereadores e os representantes dos sindicatos ainda tiraram dúvidas relativas ao maquinário da Prefeitura e deixaram sugestões de atuação no Interior.

“Viemos pedir atenção especial para o Interior. Estamos aqui pela cidade, defendendo o meio rural”, ressaltou o vereador Luciano Guerra, presidente da Comissão.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E TAMBÉM VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Segundo ouvi falar o problema das estradas do interior não é muito diferente do das urbanas ou das estradas. Teria que ser refeita a base. E se colocarem caminhão de todo tamanho com muita carga por eixo a deterioração não demora muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo