CulturaPrefeituraSanta Maria

CULTURA. Lançada Tertúlia, que tem mais de 1,1 mil inscritos. Evento acontece entre 15 e 17 de dezembro

Cerimônia, com presença de Pozzobom, no auditório do Centro Administrativo, reuniu autoridades, músicos, poetas e tradicionalistas

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Em solenidade realizada no auditório do Centro Administrativo, na noite desta quinta-feira (09), a Prefeitura de Santa Maria lançou oficialmente a 25ª Tertúlia Musical Nativista, a 4ª Tertulinha e a novidade deste ano: a Tertúlia Local. O evento ocorre nos de 15 a 17 de dezembro, na Estância do Minuano, abrindo espaço para as manifestações culturais, promovendo a integração e a troca de experiências entre músicos, poetas, compositores e intérpretes, além de projetar Santa Maria como importante polo cultural, educacional, turístico e econômico do Rio Grande do Sul. A cerimônia desta quinta teve apresentações artísticas de nomes locais reconhecidos no cenário nativista: Miguel Brasil, Junior Benaduce e Oristela Alves.

No ano em que a Tertúlia Musical Nativista comemora seu Jubileu de Prata, a Prefeitura propõe um retorno às origens do festival responsável por consagrar nomes e canções no tradicionalismo gaúcho. O prefeito Jorge Pozzobom afirmou que a Administração Municipal está honrando o compromisso assumido em relação à realização da Tertúlia.

“A Tertúlia é um evento muito importante para Santa Maria e não poderia ter deixado de acontecer nenhum ano sequer. E garantimos que, nos próximos quatro anos, ela não vai parar. A Tertúlia Musical Nativista vai acontecer, sempre com muita responsabilidade e transparência”, disse Pozzobom.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, destacou o trabalho do servidor Carlinhos Lima e da secretária adjunta, Marcia Teston, nos preparativos para o evento. Ambos ressaltaram que o período de inscrições, encerrado em 03 de novembro, contabilizou 1.112 trabalhos recebidos.

“Toda a equipe da nossa secretaria está de parabéns. Com certeza esta será uma das melhores edições da Tertúlia Musical Nativista, voltando as suas origens, com número recorde de inscrições”, afirmou Marta Zanella.

A 25ª Tertúlia Musical Nativista será realizada em duas fases. Na Fase Classificatória, 14 composições serão selecionadas e apresentadas ao público nos dias 15 e 16 de dezembro. A partir daí, 12 trabalhos se classificam para a Finalíssima, no dia 17 de dezembro e se somam a duas composições selecionadas na Tertúlia Local – evento paralelo e com regulamento próprio, realizado no dia 14 de dezembro, também na Estância do Minuano.

RETORNO ÀS ORIGENS

Criada em 1980 e mantida pela Associação Tradicionalista Estância do Minuano durante muitos anos, a Tertúlia Musical Nativista deu visibilidade à produção poético-musical do Rio Grande do Sul. Mais tarde, a Prefeitura assumiu a realização do evento e este passou a ser o mais importante do circuito de festivais, amparado pela Lei Municipal 3.516/1992. Em 2013, o Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul passou a integrar a organização da Tertúlia. E, em 2014, o Galpão da Poesia Crioula juntou-se aos demais organizadores. Neste mesmo ano foi criada a Tertulinha, voltada a crianças e jovens de 08 a 15 anos.

Ainda em 2014 nasceu um festival de poemas inéditos: a Tertúlia da Poesia. Já em sua segunda edição, o evento foi considerado um dos principais festivais do Rio Grande do Sul. Por fim, em 2016, surgiu a Tertúlia Piá, destinada a crianças e jovens de 09 a 15 anos.  No ano em que comemora um quarto de século, a Tertúlia Musical Nativista vai agregar os eventos paralelos – a Tertúlia Local e a Tertulinha – voltados para músicos, poetas e intérpretes locais.

A 25ª Tertúlia Musical Nativista, a 4ª Tertulinha e Tertúlia Local são promovidas pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com a Associação Tradicionalista Estância do Minuano e Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo