Arquivo

Atenção! Quem quer concorrer em 2008, tem que filiar-se a um Partido até o fim de setembro

Segundo a legislação eleitoral em vigor, e reafirmada no calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se alguém desejar concorrer a algum cargo em 2008, seja prefeito, vice ou vereador, terá que estar filiado a um partido político até um ano antes do pleito.

 

Isto é, até 5 de outubro, data da eleição de 2008. Como, porém, esse é o prazo máximo também para a filiação ser deferida pela agremiação política e enviada à Justiça Eleitoral, na prática o prazo se esgota alguns dias antes. Pronto: melhor garantir-se (quem quer concorrer) até o fim de setembro.

 

No caso específico de Santa Maria, é grande a busca de nomes para concorrer a vereador e até mesmo a prefeito. Figuras importantes da cidade, e que não tem filiação política, são assediadas. É assim, eleição após eleição. Empresários, lideranças comunitárias, profissionais liberais de atuação destacada – todos são buscado pelas mais diversas siglas, desejosas de fortalecer sua nominata.

 

E, claro, também há os que eventualmente já tenham cargo eletivo e queiram mudar de sigla. Tem que se apressar. Um, aliás, já é conhecido. Isaias Romero tem que se decidir (será o PMDB, mas ele espera o melhor momento para anunciar oficialmente), pois sem partido não poderá concorrer.

 

E há aqueles que são convidados. Como Werner Rempel, que Beto Albuquerque quer tirar do PT, colocar no PSB e faze-lo candidato a prefeito: inclusive para ter um palanque, ele próprio, em 2010, quando pretende concorrer ao Palácio Piratini.

 

Mas, é bom repetir: quem quiser convencer alguém, ou ser convencido, o tempo corre. Faltam só dois meses. E passa rápido, muuito rápido.

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aqui a nota “Brasil Eleitor lembra prazo final de filiação para possíveis candidatos às eleições de 2008”, distribuída pela Agência de Notícias do Tribunal Superior Eleitoral.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo