Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Destaque

EDUCAÇÃO. Magistério em greve procura o MP em Santa Maria. Quer mediação junto ao Palácio Piratini

Audiência dos grevistas com a Promotora Regional da Educação ocorreu no plenário do Ministério Público, nesta segunda-feira

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), da Assessoria de Imprensa do CPERS/Sindicato

Cerca de 40 educadores vinculados ao 2º Núcleo do CPERS/Sindicato participaram de uma audiência com a promotora regional da Educação de Santa Maria, Rosangela Corrêa da Rosa, na tarde desta segunda-feira (20), no Ministério Público (MP). No encontro, professores e funcionários de escolas solicitaram uma medição do MP nas negociações com o governo do Estado.

“Fico feliz com a proposta de vocês, pois não há outra forma de construirmos um diálogo”, afirmou Rosangela.

A promotora ouviu todas as demandas e solicitou que a direção do 2º Núcleo encaminhe um documento listando todas as reivindicações.

“Conversem com os seus pares e eu conversarei com os meus colegas. Voltaremos a nos encontrar para ver se é possível realizar a mediação com o governo”, explicou.

Os educadores criticaram o fato de o governo do Estado buscar professores voluntários para tentar driblar a greve. A categoria entende que o correto seria abrir a negociação com os servidores. O pagamento atrasado dos vencimentos, a falta de informações sobre o 13º salário e a situação precária de algumas instituições após o temporal de 19 de outubro também estiveram na pauta.

O diretor-geral do 2º Núcleo, Rafael Torres, considerou a audiência satisfatória, pois abriu um canal de diálogo com o MP para discutir a educação.

“Vamos sugerir no Conselho do CPERS e depois na Assembleia Geral que os diretores dos outros Núcleos formem comissões para ter este canal com o MP”, informa Torres.

Até sexta-feira (24), Torres pretende entregar um ofício ao MP com todas as reivindicações da categoria. Também neste dia, às 13h30min, no Gigantinho, em Porto Alegre, o CPERS realiza Assembleia Geral Extraordinária para definir a continuidade ou não da greve iniciada em 5 de setembro.

Alunos do 3º ano

Nos próximos dias, o 2º Núcleo entrará em contato com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) para uma demanda específica. O objetivo é solicitar que as duas instituições aceitem matrículas de alunos aprovados em suas seleções e que, devido à greve, ainda não tenham finalizado o 3º ano do Ensino Médio.

“O temor de perder o ano letivo não existe, o que pode acontecer é de atrasar o encerramento e os alunos perderem os prazos de inscrição. Vamos conversar com as instituições para evitar este problema”, afirma Torres.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo